O que é necessário saber para doar sangue? Quais são os principais sintomas de dengue, chikungunya, zika e/ou tuberculose? E a que órgão recorrer quando se deseja falar de saúde dentro das escolas? Estas e outras perguntas foram respondidas no Fórum Regional de Governo – Por todo o Estado, realizado nesta última quinta-feira (24/08), na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os Fóruns Regionais são eventos que aproximam o governo da população mineira, apresentando suas formas de atuação, serviços realizados e também escutando as pessoas nas questões que necessitam. Nesta edição realizada em Betim, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Belo Horizonte, em parceria com a Fundação Hemominas, apresentaram durante todo dia à população, informações sobre promoção da saúde e sobre os serviços de saúde estaduais oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Crédito: Adair Gomes / Hemominas.

A Saúde da Mulher, com a proximidade do Outubro Rosa, que enfatiza o autocuidado em relação a prevenção do câncer de mama, foi enfatizada por meio da distribuição do material informativo. Entre as crianças, o material mais procurado foi o Almanaque Edi &Gita que ensina as crianças como se prevenir contra os focos do mosquito Aedes aegypti.  Com uma série de atividades educativas e lúdicas, a pequena Ana Luisa Gomes, de 5 anos, levou para casa o almanaque. “Vou brincar e aprender bastante”, disse a menina.

Para o público adulto foram disponibilizados folhetos sobre o enfrentamento e o controle do tabagismo, além de preservativos que também ficaram disponíveis para quem entrava na sala em busca de informações de saúde.

Entre os jovens, a informação mais procurada foi sobre a doação de sangue. Todos foram orientados pelos técnicos a procurarem a unidade da Fundação Hemominas de Betim, pois a partir dos 16 anos, preenchendo os demais requisitos como ter pelo menos 50 quilos, a pessoa interessada pode ser uma doadora de sangue, mas nesta idade necessita ter a autorização dos responsáveis. A estudante Leila Lima buscou informações sobre a doação de sangue e passará a dica adiante. “A Hemominas precisa de doadores de sangue, por isso é importante espalhar estas informações para familiares e amigos”, disse.

De acordo com o Governo de Minas Gerais, para a ampliação do atendimento à saúde neste Território Regional, foram entregues 58 ambulâncias e 90 veículos para uso diverso e repassados R$ 18,4 milhões para o cofinanciamento dos SAMUs municipais de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Itabira, Mariana, Ouro Preto, Sarzedo e Sete Lagoas, além da doação de 33 ambulâncias básicas. Clique aqui e confira tudo o que aconteceu nesta edição do Fórum.

A realização do Fórum Regional de Governo, em Betim, foi o décimo evento a ser realizado envolvendo municípios que pertencem a Regional de Saúde de BH, como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Mariana, Ouro Preto e Sarzedo, além de outros municípios vizinhos como Itabira e Sete Lagoas. As atividades dos próximos Fóruns Regionais continuam em todo o estado. A agenda de eventos pode ser acompanhada pelo site oficial.

Doação de sangue

A equipe da Fundação Hemominas promoveu no Fórum Regional a distribuição de material informativo e esclareceu dúvidas dos participantes sobre a doação de sangue e o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. Mais de 100 pessoas consultaram os captadores presentes. Para a captadora Cristina Conceição Franco, ”é muito importante conscientizar as pessoas sobre doação de sangue". Ela também destacou a relevância de manter o estoque de sangue em níveis adequados para atender a demanda, principalmente na situação atual em que a Fundação está com uma queda nos estoques dos grupos negativos.

Cristina Franco demonstrou a alegria de estar presente e realizar esse trabalho de informar e captar doadores. “Está sendo muito bacana. Tem pessoas que possuem medo de doar, mas a doação é muito tranquila”, concluiu. Já a educadora Keith Silva Barreto, de 30 anos, sempre teve vontade de doar, o que se acentuou depois que ela se tornou mãe. “Agora vou procurar a Hemominas e doar, independentemente de quem precisa”, destacou.

Ouvir para governar

Os Fóruns Regionais de Governo foram criados há quase dois anos por meio de decreto do governador Fernando Pimentel. A iniciativa, inédita em Minas Gerais, é um dos pilares da administração estadual e tem o objetivo de incluir a população no processo de planejamento das ações governamentais, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada.

Crédito: Manoel Marques/Imprensa MG.

A divisão territorial do estado proporcionou, nesse período, a realização de mais de 1.400 reuniões em mais de 600 municípios, com a participação de milhares de pessoas. Os primeiros encontros serviram para fazer um diagnóstico dos territórios a partir de levantamento dos problemas e necessidades apontados pela sociedade civil, prefeitos, vereadores e representantes de órgãos do Governo Federal com atuação regional.

As informações coletadas junto à população serviram para orientar a elaboração de documentos estratégicos do Estado: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que reúne os projetos e atividades que o Executivo pretende implantar em quatro anos; o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que detalha o planejamento estadual até 2027; e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Por Alessandra Maximiano