O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), promoveu na última sexta-feira (18/08), aula aberta da especialização em Comunicação e Saúde com o tema “Comunicação e Participação na Democratização das Políticas Públicas de Saúde", ministrada pelo professor doutor Valdir de Castro Oliveira*.

A atividade, que contou com a presença de alunos, trabalhadores da instituição e do diretor-geral Edvalth Rodrigues Pereira, discutiu as premissas da Comunicação e Participação para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo parte do conteúdo da disciplina Comunicação e Participação na Democratização das Políticas Públicas de Saúde, ministrada pela docente Berenice Freitas.

Comunicação e Informação

De acordo com Valdir de Castro Oliveira, a comunicação é de extrema importância para as políticas de saúde pública, principalmente no contexto atual, e por isso está em alta nos debates nas conferências nacionais de saúde. “As pessoas sabem que a questão da saúde não é só uma questão clínica, mas é uma questão da participação do cidadão, e para ele participar ele participa falando e aprendendo a ouvir”, disse.

Ainda segundo o professor, o desafio atual é entender como utilizar a comunicação de modo a integrar os discursos sociais nesse contexto de uma sociedade com sujeitos politizados. “Trata-se de um novo problema para o SUS, que é como pensar qual a comunicação mais adequada e qual a política de informação seria melhor para atender essa polifonia social que passou a habitar o SUS”, concluiu.

Mobilizadores

O coordenador da especialização, Jean Alves, destaca que essa disciplina é fundamental para que os profissionais da saúde entendam que são agentes mobilizadores. “Estamos vivendo em uma sociedade desmobilizada, então ter uma disciplina que trabalha a mobilização e participação social, é essencial para entender esse o cenário, e a partir disso, tentar desenvolver estratégias e ações para motivar a sociedade. E ainda, ter a esperança que esse aluno sairá daqui mobilizado e como um agente mobilizador, trabalhando em prol das políticas públicas do SUS”, explica.

Darliete Araújo Martins, aluna da especialização e jornalista na Gerência Regional de Saúde de Itabira, aborda a necessidade de aprimoramento para o desempenho profissional nas ações da regional. “Quando escutamos os relatos do professor Valdir, sua experiência e pesquisas que faz com o controle social, vemos a grandeza que é replicar a nossa mensagem, explicando o SUS para a população, como ele surge, como é financiado e como as pessoas possuem a legitimidade e a liberdade de participar da construção dele”, destacou.

O curso

Ainda nesta disciplina, os alunos assistiram ao documentário "A loucura entre nós", logo depois participaram de debate com Marcelo Veras, autor do livro que deu origem ao filme, A loucura entre nós: uma experiência lacaniana no país da Saúde Mental.

A segunda turma da especialização em Comunicação e Saúde da ESP-MG tem previsão de conclusão das atividades para o final deste ano.

 

____________________________________________
*Valdir de Castro Oliveira é jornalista, especialista em Comunicação e Planejamento, Comunicação Audiovisual e Meio Rural e Comunicação, mestre em Sociologia Rural e doutor em Ciências da Comunicação. Docente aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e desde 2008 é docente do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação para a Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Instituto de Comunicação e Informação científica e Tecnológica em Saúde - ICICT).

 

Por Débora Souza / ESP-MG