Na última quinta-feira (17/08), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz, assinou convênio para compra de equipamentos para hemodiálise destinados à Irmandade Santo Antônio de Curvelo. Ao todo, serão repassados R$ 953.874,00 para a aquisição de 17 máquinas de hemodiálise e outros equipamentos e materiais permanentes, que serão utilizados pelos pacientes atendidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na unidade de atenção especializada da instituição.

Crédito: Victor Rodrigues.

A Irmandade Santo Antônio já oferece o serviço de hemodiálise em suas instalações, com atual capacidade para atender 140 pacientes por mês. Com a compra dos novos equipamentos, a capacidade de atendimento será ampliada para 210 pacientes de Curvelo e região. O valor do convênio será destinado à instituição e após o repasse, a instituição deverá realizar a compra dos equipamentos. 

Para Sávio Souza Cruz, a compra dos equipamentos será fundamental para a melhora do atendimento ofertado pelo SUS aos pacientes de Curvelo e região. “Nosso objetivo é fazer com que todos os pacientes da região que necessitam da hemodiálise tenham acesso a um serviço de qualidade. Além de ampliar o acesso ao serviço, a compra dos equipamentos vai permitir que os pacientes tenham maior conforto e agilidade no atendimento”, explica.

O presidente da instituição, Gilmar César Ireno, destacou a importância da assinatura do convênio tanto para a população de Curvelo, quanto para pacientes que vivem na região e precisam realizar a hemodiálise. Ainda de acordo com o gestor, a previsão é que a ampliação do serviço já esteja disponível para os pacientes num prazo de 60 dias. “A verba para a ampliação do serviço de hemodiálise vai trazer um benefício muito grande para essas pessoas, atendendo a população de uma média de vinte municípios pertencentes à microrregião de Curvelo, salvando muitas vidas”, afirma.

Crédito: Victor Rodrigues.

Entre os equipamentos que serão adquiridos com o recurso estão 17 máquinas de hemodiálise, 17 poltronas para realização do procedimento de hemodiálise, 1 maca, 4 suportes de soro, 9 computadores, 1 eletrocardiógrafo (aparelho que fornece informações sobre o desempenho e condições do coração), 1 aparelho de oximetria portátil (verifica os níveis de oxigênio na corrente sanguínea), 1 balança para cadeirante, 2 poltronas hospitalares reclináveis, 1 mesa auxiliar, entre outros.

Participaram da reunião, a Subsecretária de Inovação e Logística em Saúde, Adriana Ramos, o presidente do Hospital Santo Antônio, Gilmar César Ireno, o cardiologista Renato Borges, o nefrologista responsável técnico pela hemodiálise, Eduardo Godoy.

 

Por Jéssica Gomes