Uma iniciativa intersetorial, que visa abranger as causas do Outubro Rosa (Saúde da Mulher) e Novembro Azul (Saúde do Homem), além de promover saúde em geral para os servidores. Trata do projeto “Saúde em Dia”, lançado nesta última quarta-feira (16/08), na Regional de Saúde de Varginha. O “Saúde em Dia” partiu de uma iniciativa que envolveu na elaboração servidores e estagiários dos Núcleos de Atenção à Saúde, Atenção Primária, Gestão de Pessoas, Regulação, Assessoria de Comunicação e Vigilância em Saúde.

O projeto foi apresentado aos servidores na última quarta-feira (16/08) e, na ocasião, foram expostos modo de funcionamento, cronograma e peças gráficas criadas para o mesmo. Aproveitando a proximidade com as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que promovem a saúde da mulher e do homem, no geral, definiu-se que o projeto “Saúde em Dia” terá início em agosto para que, até Outubro/Novembro, já seja possível se observar resultados positivos quanto à saúde dos servidores.

“A intenção é que os servidores que vierem a aderir continuem participando até o último encontro”, ressaltou Luciana Pereira, servidora do Núcleo de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Varginha e membro da Comissão Organizadora. O projeto terá início na próxima semana. A previsão é de que em todas as segundas-feiras seja realizada uma palestra rápida sobre uma das áreas abordadas pelo Projeto - Enfermagem (Saúde da Mulher e Saúde do Homem), Nutrição, Educação Física, Relacionamento Institucional e Psicologia.

Após a palestra, haverá sempre uma meta a ser cumprida para a próxima semana e também o encerramento com uma atividade prática. Camisetas do projeto, para quem aderir, estarão à disposição para venda pelo valor de R$ 20,00, que será revertido em lanches saudáveis para o final de cada encontro.
Os temas já definidos para palestras são “Exames de rotina”, da área Enfermagem; “Alimentação Saudável na rotina”, área Nutrição; “Atividade Física no dia a dia do trabalho”, área Educação Física; “Psicologia e saúde”, área Psicologia; “Relacionamento no trabalho”, área Recursos Humanos; “Hipertensão e Diabetes”, área Enfermagem; “A importância da Alimentação na prevenção de doenças como Câncer”, área Nutrição e “Os benefícios da dança para a saúde”, área Educação Física.

Ao encerramento do Projeto, previsto para Outubro, serão avaliadas as melhorias na saúde dos servidores, de forma qualitativa. Na ocasião, serão oferecidos serviços como aferição de pressão, glicemia, exercícios de alongamento, dentre outras atividades. Identidade visual e peças gráficas, como avisos de porta contendo dicas de saúde e uma sugestão de ação aplicável no dia a dia da Regional de Saúde de Varginha, foram apresentadas pela Assessora de Comunicação, Tânia Machado.

Marcelo Coelho, Coordenador de Recursos Humanos na Regional e membro da Comissão do Projeto, em nome do Superintendente Regional de Saúde de Varginha, Tarcísio Luiz de Abreu, convidou a todos para se engajarem na ação e abriu espaço para sugestão de temas que forem de interesse dos servidores, para as palestras.

A apresentação do Projeto se encerrou com uma mesa de frutas, sucos e vitaminas preparadas pela equipe da Regional de Saúde de Varginha e, logo em seguida, por uma aula de zumba ministrada pela servidora Jaqueline Firmino, do Núcleo de Gestão de Pessoas.

Por Tânia Corrêa Machado