Com o objetivo de ampliar a participação popular na gestão das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada na última sexta-feira (11/08), a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Setubinha. O evento teve como tema: “Gestão do SUS e Modelo da Atenção à Saúde com Ênfase no Fortalecimento da Atenção Básica”.

Para a superintendente da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Alves Ottoni, participar do evento é importante, uma vez que reforça a parceria do estado com o município. “Estamos vendo aqui o quanto o município está interessado na organização dessas conferências. Entendemos que o nosso trabalho, como assessores técnicos, funciona muito bem. Toda a parte da gestão e a parte técnica envolvida na orientação ao município estão sendo atendidas, o que nos deixa com a sensação de que o nosso dever está cumprido”, ressaltou Márcia.

Crédito: Augusto do Monte.

O secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alex Rodrigues dos Santos, ressaltou a relevância do evento como fórum de debates. “Espero que, com a participação da população nessa conferência, possamos debater os anseios de todos, o que eles acham que melhoramos ou precisamos melhorar, para que possamos trazer uma saúde de qualidade para a população do nosso município”, disse.

Discussões essa que o morador do Córrego Suturno da Mata, em Setubinha, Leormino Gonçalves de Abreu, faz questão de estar presente. “Tenho o prazer de participar de todas as conferências que aqui se realizam. É importante a nossa participação, para que sejamos informados sobre o que necessitamos e temos direito de reivindicar. É a oportunidade de definirmos como deve ser a saúde no nosso município”, finalizou.

Por Lineu Cardoso

Enviar para impressão