Durante os dias 09 e 10 de agosto foi realizado, no auditório da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), de Varginha, a 1º Oficina de Atualização da Vigilância e Monitoramento das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). A oficina foi direcionada aos Coordenadores de Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária dos 50 municípios sob jurisdição da Regional de Saúde de Varginha.

Estiveram presentes, na ocasião, Gilmar José Coelho Rodrigues, Referência Técnica de Vigilância Epidemiológica da SES-MG e Cláudia Beatriz de Oliveira Pessoa, Referência Técnica em Surtos de DTHA da SES-MG.

Crédito: Roselaine da Silva

O evento foi promovido pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) e pela Vigilância Sanitária da SRS Varginha – representados, respectivamente, pelos coordenadores Paulo Henrique Pazotti e Demétrio Figueiredo - e pela Referência Técnica em Vigilância das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, Divina Roselaine da Silva.

Roselaine destacou que “o objetivo da capacitação é qualificar os profissionais de saúde para realizarem a Vigilância Permanente das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar nos municípios, bem como alinhar os conhecimentos sobre o tema”. No primeiro dia foram contemplados profissionais de 25 dos 50 municípios e, no segundo dia, o restante dos municípios.

Gilmar Rodrigues discorreu sobre o tema “Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas (MDDA)” apresentando o programa, o conceito da doença, classificação e dados epidemiológicos pertinentes ao número de internações e óbitos por DDA segundo faixa etária, ano, Macrorregião de Saúde e na Regional de Varginha. Agentes etiológicos, diagnóstico laboratorial, modo de transmissão, importância da vigilância da diarreia sanguinolenta, tratamento – dividido em Planos A, B e C conforme quadro de desidratação apresentado pelos pacientes –, objetivos e finalidades, também foram assuntos abordados.

“Vigilância Sanitária associada à investigação de surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar” foi o tema abordado por Cláudia Beatriz. Claudia enfatizou que “é imprescindível que a notificação seja imediata, atentando ao fluxo de notificação, conforme preconizado pela Resolução SES Nº 3244 de 25 de Abril de 2012”.

Ao final, Gilmar falou sobre a Vigilância das Doenças Diarreicas Agudas, o manejo adequado do paciente com diarreia e sobre o Sistema de Vigilância para Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas (SIVEP – DDA), além do Sistema de Informação para Notificação de Surtos e Doenças Compulsórias (SINAN). Posteriormente, foi aplicada uma atividade prática junto aos presentes sobre o “Estudo de caso de Investigação de surto de DTA”.

Por ASCOM / Regional de Saúde de Varginha