Na última quinta-feira (03/08), a Fundação Ezequiel Dias (Funed) celebrou 110 anos de história em prol da saúde pública em Minas Gerais e do Brasil. Instituição reconhecida pela pesquisa e produção de medicamentos, a Funed também é responsável por realizar análises laboratoriais no campo dos agravos à saúde coletiva em consonância com as diretrizes estabelecidas pela política estadual de saúde. Além disso, a Fundação tem por finalidade realizar pesquisas para o desenvolvimento científico e tecnológico para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

• Clique aqui e confira no Blog da Saúde MG algumas curiosidades sobre a Funed.

Por conta do aniversário da Funed, os servidores organizaram uma série de comemorações ao longo do dia. A festa começou cedo, às 06h da manhã, com um café especial oferecido pela empresa Nutri Alibrás, responsável pelo fornecimento de refeições aos funcionários da Fundação. A empresa também presenteou os servidores com bolo de aniversário, que foi servido no final da tarde, encerrando as comemorações.

Um momento de reflexão, agradecimento e orações foi ministrado pelo diácono Giovani Pontel, servidor do Laboratório de Entomologia. Giovani falou sobre a importância de se valorizar as pessoas, os sentimentos e as ações, em vez de bens materiais. Falou também sobre a influência que os bons pensamentos e intenções têm sobre nossas vidas.

Os servidores Fábio de Souza Luiz, Ramom Caldeira, Sarah Menezes e Thaís Moura, integrantes do Coral da Funed, cantaram as músicas “O que é, o que é”, de Gonzaguinha; “Quão grande és Tu”, de André Valadão e “Tudo é do Pai”, do Padre Fábio de Melo. Eles foram acompanhados pelo som do piano tocado pelo servidor Thiago Vicente dos Santos.

Ciência em Movimento

O Programa Ciência em Movimento completou cinco anos no mês de junho e também comemorou em grande estilo. Como parte da programação das comemorações dos 110 anos da Funed, o caminhão do Programa ficou exposto durante todo o dia 3 de agosto e pôde ser visitado pelos servidores e pelos artistas convidados. Os visitantes também puderam conferir um varal de fotos antigas do Programa e de fotos diversas de eventos da Funed, além de uma exposição de banners com uma linha do tempo que contava a história da Fundação, dividida em décadas.

O diretor de pesquisa e desenvolvimento, Rodrigo Leite, aproveitou a ocasião para homenagear 35 servidores que fizeram e fazem parte do Programa Ciência em Movimento no decorrer destes cinco anos.

Continuando as comemorações

Após o almoço, o riso foi garantido pelo stand up comedy, apresentado pelo comediante Fábio Neves, ex-estagiário de designer da Assessoria de Comunicação e pela apresentação da peça “Gotas da Paixão”, do grupo de teatro "Saúde em Cena", da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Em seguida, com o auditório lotado, a Orquestra Experimental Educar emocionou aos presentes, iniciando a apresentação com o Hino Nacional. O evento teve a belíssima participação do Coral da Funed.

Encerradas as apresentações, mais de 300 pessoas se reuniram em frente ao prédio central para uma foto, feita pelo fotógrafo Leonardo Noronha, funcionário do Serviço de Animais Peçonhentos. Foi pedido que os servidores vestissem blusa vermelha, cinza ou branca, que são as cores da logomarca da Funed, para que a foto ficasse mais harmônica. O resultado foi uma bela e memorável fotografia, que foi postada nas redes sociais da Fundação e obteve, em pouco mais de 12 horas, 258 curtidas e 82 compartilhamentos, alcançando 9.533 visualizações.

Parabéns pra Funed

Antes de cantar o tradicional “parabéns pra você”, o vice-presidente da Funed, Daniel Medrado, fez seu primeiro discurso oficial na instituição, proferindo palavras de incentivo e se mostrando muito feliz em estar fazendo parte desta grandiosa história que estava completando 110 anos. “Estou muito impressionado com o comprometimento e paixão com que os servidores realizam suas atividades. Todos são muito envolvidos e isso é realmente gratificante”, disse Daniel.

Medrado encerrou sua fala anunciando a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, Lisandro Carvalho, que discursou em prol da união do Sistema Estadual de Saúde e da importância do trabalho oferecido ao SUS, em benefício da saúde pública.

Fechando o momento de felicitações à Funed, o presidente da instituição, Marcelo Fernandes Siqueira, afirmou o quanto já se sente parte da Funed ao completar 90 dias de gestão. “Que galera é essa!”, declarou Marcelo, diante do olhar atento dos servidores.

Crédito: Léo Noronha / Reprodução.

“Eu não quis participar do #SouFuned, por entender que sou passageiro por aqui e que não seria correto fazer parte de uma campanha feita para os servidores. Mas agora, dentro desta atmosfera de demonstração de amor e carinho pela Funed, não posso deixar de me sentir pertencente a este universo. Eu “sou Funed”!, finalizou o presidente, se referindo à campanha que está sendo realizada nas redes sociais da Fundação desde o mês de julho.

Para soprar as velas dos 110 anos, foram convidados os três servidores mais antigos da Funed, Marden Clarete de Paula, servidor há 42 anos, Fátima Veríssima Nascimento, com 41 anos de Funed e Odenilo da Rocha Pinto, que completou 40 anos de Fundação Ezequiel Dias no mês de março.

Por Funed / ASCOM / Adaptação

Enviar para impressão