Na tarde desta quarta-feira (02/08), o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rodrigo Said, apresentou as diretrizes de Minas Gerais para a implantação da Política Estadual e apoio a construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). “Este encontro é uma prévia da nossa Conferência Estadual que irá acontecer ainda neste semestre e com ele pretendemos qualificar ainda mais as nossas atividades”, destacou o subsecretário. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

O evento fez parte do segundo dia da Conferência Livre dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Vigilância em Saúde promovida pela SES-MG e pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e, de acordo com Rodrigo Said, o objetivo é propor processos de organização da regionalização de saúde, criando, para isso, equipes de vigilância com conhecimentos específicos para atuar nos territórios integrados junto aos municípios.

Veja também no Blog da Saúde MG:
SES-MG reúne autoridades em Vigilância em Saúde durante Conferência 
Conferência debate processos de trabalho e tecnologias em Vigilância em Saúde no SUS

“É um movimento de extrema importância. Há aproximadamente 200 trabalhadoras e trabalhadores de todo o estado durante essa semana nos apoiando na construção do modelo dessa política estadual”, ressaltou Said. Ele iniciou a apresentação explicando sobre o atual conceito de vigilância que sofreu alterações ao longo do tempo e que vem se adaptando conforme as necessidades da sociedade. “É preciso aprimorar e aperfeiçoar os serviços de acordo com as novas realidades impostas”, avaliou o subsecretário.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

Posteriormente, Rodrigo Said destacou a importância de oferecer suporte operacional, veículos, financiamento e ações que consigam fornecer condições do fortalecimento das novas diretrizes. Para tal, é primordial integrar essas atividades à qualificação dos profissionais.

“Vamos trabalhar os velhos e novos desafios para que possamos moldar e construir da melhor forma possível nossa política estadual de vigilância. Precisamos alinhar essa formulação junto às discussões dos demais grupos e, se conseguimos fazer isso, Minas Gerais dará um salto na qualificação das ações de Vigilância em Saúde”, finalizou Said.

 

 

Por Paula Gargiulo

Enviar para impressão