Um caminhão itinerante e diferente circula na capital em municípios levando aos cidadãos temáticas como animais peçonhentos, dengue, leishmaniose, doenças sexualmente transmissíveis e outros.

É o Programa "Ciência em Movimento", realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que leva conhecimento científico e informação para as comunidades em todos os territórios de desenvolvimento.

Dentro da perspectiva de popularização da ciência, e com o intuito de divulgar o conhecimento, o programa, criado em 2012, realiza as itinerâncias através de uma abordagem lúdica e popular, estabelecendo diálogo entre os pesquisadores e a sociedade relacionando ciência, tecnologia, saúde e cultura.

Desde sua implantação, o programa percorre municipios com seu caminhão baú que, além de transportar todo o material, também funciona como espaço expositivo. De 2012 a 2016, atendeu 728 escolas e só neste ano já realizou 17 exposições, com uma média de 106 escolas atendidas.

Várias cidades já foram contempladas como, por exemplo, Cataguases, Ituiutaba, Caxambu, João Monlevade, Itanhandu, Unaí, Divinópolis, Passa-Quatro, Palma, Chapada Gaúcha, Montes Claros, Florestal, Governador Valadares, Dores do Indaiá, entre outras.

A agenda de atendimento aos municípios é formulada conforme demanda via sítio eletrônico da Instituição (www.funed.mg.gov.br), SAC e e-mail institucional. A agenda do programa já está fechada para o segundo semestre de 2017 e já conta com demandas para 2018. Clique aqui e confira as datas e locais que o caminhão irá percorrer no segundo semestre.

Créditos: Divulgação Funed

O caminhão

O conteúdo das exposições e as atividades interativas estão relacionados aos temas: morfologia animal, sobre abelhas, aracnídeos e serpentes; venenos e anti-venenos; denominação de origem da própolis verde; denominação de origem do mel de aroeira mata seca; leishmaniose, dengue, zika vírus ecChikungunya; análise de alimentos; história da Fundação Ezequiel Dias; atividades interativas, jogos, treinamentos e oficinas.

“Levamos para a cidade também a parte de animais peçonhentos e, como são animais que geram muita curiosidade e dúvidas, informamos detalhes sobre eles, como vivem, onde são encontrados, quais os perigos. Os alunos, professores, pesquisadores se interessam muito especialmente quando tem cobra, aranha e escorpião”, explica o monitor do caminhão, Leonardo Noronha.

Também estão entre os elementos da exposição painéis sobre apicultura, abelhas, aracnídeos, serpentes, aparelhos inoculadores de veneno, prevenção de acidentes por animais peçonhentos, curiosidades sobre as serpentes, importância ecológica das abelhas, leishmaniose; vídeos; maquetes; e minilaboratório.

Multiplicadores

A equipe conta com funcionários fixos e rodízio de monitores especialistas - funcionários da instituição, de acordo com as temáticas propostas. Para auxiliar no trabalho de mediação nos estandes expositivos, são recrutados e qualificados monitores locais, que podem ser estudantes de Ciências Biológicas ou Técnicos de Saúde e Meio Ambiente, entre outros interessados.

O programa realiza palestras e treinamentos e, além disso, os monitores recebem guias de cada tema da exposição, contendo informações técnicas e estratégias educativas para auxiliar nas explicações de determinado conteúdo.

Créditos: Divulgação Funed

Desta forma, o público interessado na qualificação oferecida se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante a exposição, ampliando a difusão da ciência e tecnologia em suas comunidades.

Essas ações de qualificação são de suma importância, uma vez que os atores envolvidos podem atuar como multiplicadores na cidade em que moram, compartilhando o conhecimento apreendido.

O programa possui caráter dinâmico e as demandas são provenientes de diversos órgãos, de acordo com a necessidade ou especificidade do município.

Para viabilizar condições de infraestrutura local, com finalidade de realizar as atividades propostas pelo Programa e divulgação do evento, são estabelecidas parcerias entre a Funed, universidades, prefeituras, secretarias municipais de Educação, Cultura e Saúde.

Por Agência Minas