A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou nesta quarta-feira (26/07), às 15h, reunião de alinhamento com alguns municípios do território do Vale do Aço sobre o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, em especial a febre Chikungunya.

Durante a reunião, a Superintendente Déborah Cabral apresentou os números e medidas de enfrentamento e controle do Aedes Aegypti nos municípios em alta e média transmissão, ressaltando a necessidade dos gestores municipais realizarem campanhas de mobilização social e alertar a população sobre os casos e o seu papel neste enfrentamento. “Ficamos preocupados com o fato de estarmos no inverno e em nossa região haver municípios em alta e média transmissão. Geralmente nesta época do ano há poucos casos de arboviroses. Diante dos fatos, estamos mobilizando os municípios, visando o enfrentamento ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Não devemos mais esperar que este enfrentamento seja feito somente no verão. O nosso Comitê Técnico de Enfrentamento a Arboviroses está em alerta e o monitoramento de risco dos municípios esta sendo realizado”, frisou a Superintendente.

Créditos: Flávio Samuel

Já Rejane Balmant, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Regional de Coronel Fabriciano, informou aos técnicos municipais presentes sobre o aumento do número de casos notificados e confirmados de Chikungunya e Dengue nos municípios e a necessidade do desenvolvimento de ações de manejo clínico e ambiental das arboviroses.

Foram convidados prefeitos, secretários de saúde e coordenadores da vigilância epidemiológica, Controle de Zoonoses e Atenção Primária dos municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Caratinga, Santana do Paraíso, Pingo d’água, Córrego Novo e Marliéria.