A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, através da UDC (Unidade Descentralizada de Caratinga), participou na última sexta-feira (21/07) da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde do município de Piedade de Caratinga, que teve como tema “Vigilância em Saúde: direito, conquistas e em defesa de um SUS público de qualidade”.

Segundo Reginaldo Salvador, Referência Técnica em Educação em Saúde, que representou a Regional de Coronel Fabriciano no evento, “a intenção foi promover e debater a integração dos programas de todas as vigilâncias em saúde: epidemiológica, sanitária, ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública”.

Na conferência, Reginaldo apresentou uma contextualização sobre Arboviroses, abordando Febre Amarela, Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Já a Referência Técnica do PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue), José Geraldo Teixeira, abordou a Evolução das Ações de Controle das Arboviroses.

Segundo os Técnicos da Unidade Descentralizada em Caratinga (UDC), a equipe tem feito um trabalho de aproximação ainda maior junto aos 13 (treze) munícipios que compõe a Microrregião de Caratinga. E com aval da nova Superintendente Regional de Saúde, Déborah Cabral, esperam fortalecer a Educação Permanente em Saúde nos municípios.

No iniciou do mês (06/07) a equipe participou da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde do município de Entre Folhas, onde foi apresentada a palestra “Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti”, que aborda um histórico sobre todas as doenças ligadas ao vetor, apresentada pela Referência Técnica, Nilson Silva Santos. “Temos observado que as administrações municipais têm buscado fortalecer as políticas públicas que envolvem a Vigilância em Saúde. A Conferência Municipal é uma oportunidade a mais de debater os programas e as ações, tudo isso com participação popular, fato que ajuda muito os municípios. Ouvir o que a população tem a dizer”, finalizou Reginaldo.

No mesmo dia (21/07), a Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Deborah Cabral, participou da VI Conferência Municipal de Saúde e 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde do Município de Vargem Alegre, onde ministrou a palestra: “Política Municipal de Saúde: integração, participação e inclusão; Uma parceria em busca de uma política saudável para todos”.

Por Flávio Samuel