Com um total de 131 ações de mobilização em saúde, realizadas somente no mês de junho de 2017, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre destacou-se ao obter o maior número de mobilizações do Estado, dentro de um mês. Essa conquista é resultado de um conjunto de ações que uniu o trabalho de promoção e conscientização de todos os municípios juntamente com o trabalho de orientação e divulgação da regional.

Entre as ações que vem gerando resultados significativos está a criação do boletim mensal de mobilização social, o “Mobilizasaúde”. Criado em parceria entre a Assessoria de Comunicação e o Núcleo de Gestão Regional (NGR), o boletim é gerado a partir dos relatórios enviados pelos municípios ao NGR e conta com até quatro ações realizadas todos os meses pelos municípios.

Segundo a Apoio Administrativa do Núcleo de Gestão Regional e uma das responsáveis pela orientação e recebimento dos relatórios dos municípios, Patrícia Francisca, “a gestora ou o gestor, enquanto ente responsável pela Secretaria de Saúde do seu município de atuação, deve, por meio de ações educativas, conscientizar a comunidade e construir a ideia de que cada cidadão é corresponsável pelo bem estar comum. Visto que uma vez que zelo para que em minha casa não tenha focos de dengue, estou cuidando também do bem estar dos meus vizinhos. Se eu me abstenho do uso do cigarro, estou prevenindo e zelando por aqueles que estão ao meu redor, pois deixam de ser fumantes passivos. Educar para sensibilizar e sensibilizar para mudar, esse é o papel das ações de mobilização social. E nada mais justo do que estampar os trabalhos das equipes envolvidas com as mobilizações sociais, já que vivemos num mundo globalizado”, explicou.

Outras formas de divulgação

As redes sociais, como o Facebook e Instragram, também são utilizadas como canais de divulgação das ações de mobilização. Desde o mês de maio, os municípios contam com o Facebook da SRS de Pouso Alegre e pela conta no Instagram “Mobilizasaúde”, criada para a divulgação das mobilizações.

Resultados

Os números de ações e de relatórios vêm aumentando significativamente desde o início da produção. Em 2016, a Regional apresentou um balanço anual de 216 ações. Já em 2017, com o Mobilizasaúde e as redes sociais, esse número já foi superado em apenas seis meses, contando com o total de 306 ações.

Para o superintendente da Regional de Saúde de Pouso Alegre, Luiz Augusto de Faria Cardoso, “o país e o Sistema Único de Saúde precisam mais do que nunca que a população reassuma o protagonismo em defesa do SUS, trazendo para o cotidiano medidas práticas e garantidoras das políticas públicas conquistadas pelo povo brasileiro. É nesta perspectiva que buscamos, por meio da Mobilização Social e com o apoio dos nossos municípios, promover ações que fortalecessem a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o fortalecimento do SUS. Ações como essas certamente impactou na redução de casos de doenças graves como a Dengue, evitou a Febre Amarela, minimizou os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associada à Influenza, ampliou a adesão as campanhas de vacinação neste ano e será de suma importância para inúmeras ações que estão por vir.

Ainda segundo Luiz Augusto, os resultados obtidos são decorrentes do trabalho coletivo e do apoio de um Governo que valoriza o cidadão mineiro. “Parabenizo a nossa incansável equipe da SRS Pouso Alegre, nossos municípios e todos os que vestiram esta importante camisa e que já colhem frutos destas iniciativas, onde o maior beneficiado é o cidadão”, finalizou.

Por Juliana Horta de Almeida