Durante o período de 10 a 14 de julho, os agentes de endemias do município de Timóteo realizaram visitas a aproximadamente 550 domicílios para aplicações de inseticida de baixo índice tóxico, nos espaços intradomiciliares, utilizando bomba manual pressurizada.

A ação, aconteceu no bairro Alegre, de Timóteo, e teve início em 10/07, foi finalizada na última sexta-feira (14/07), cumprindo mais uma etapa da pesquisa com a utilização de nova tecnologia para o controle do Aedes Aegypti, agente transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika.

I010669 juju2

Segundo a referência técnica em Arbovirose da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Juniel Scarabelli, como 80% dos focos do Aedes Aegypti, em média, são intradomiciliares, esse novo método pulveriza o inseticida dentro do domicílio com as janelas fechadas, para assim matar os insetos. Durante a aplicação, o morador é orientado a aguardar do lado de fora da residência por um período de 30 minutos, enquanto o produto faz efeito. A aplicação é rápida, feita em pequenas doses, o suficiente para cada cômodo.

“Conseguimos trabalhar a aceitação dos moradores por meio da informação. Este método é muito seguro. Na primeira fase do nosso trabalho foi realizada pesquisa larvária para verificar o ambiente e tipos de recipientes com foco. A segunda fase foi a captura de insetos adultos e ovos por meio de 50 armadilhas instaladas nos quintais de várias residências e a terceira fase foi a aplicação do inseticida”, explicou.

Este é o primeiro monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) sendo realizada em Minas Gerais. Essa metodologia, de aplicação intradomiciliar, também está sendo utilizado nos estados do Pará, Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo, no controle de mosquitos.

 

Por Flávio Samuel