A Regional de Saúde de Uberlândia participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) para funcionários da CEMIG na última quinta-feira (13/07). O tema da palestra foram as arboviroses, doenças transmitidas por insetos, como dengue, zika, febre amarela e chikungunya, suas formas de contágio, sintomas e métodos de prevenção.

20170713 092716

» Confira a galeria de fotos do evento

» Clique aqui e saiba mais sobre os sintomas, formas de contágios e prevenção da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

Durante o evento, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Carvalho, explicou detalhadamente os sintomas de cada uma das arboviroses, as diferenças entre elas e reforçou também as formas de transmissão. “Todas essas doenças que estamos falando, como dengue, zika, febre amarela e chikungunya, podem ser transmitidas por um único vetor – o Aedes Aegypti”.

A coordenadora também enfatizou o aumento de casos de chikungunya no Brasil e as consequências para o recém-nascido de uma gestante que contraia zika durante a gravidez, como microcefalia e alterações neurológicas. “É importante que a população compreenda que todas essas doenças podem levar ao óbito ou deixar sequelas muito graves e, acima de tudo, são situações evitáveis. Para os casos de febre amarela existe uma forma de prevenção segura que é a vacina. Já para a dengue, zika e chikungunya, a principal forma de prevenção é eliminar todos os depósitos que podem ser criadouros do Aedes Aegypti - o principal transmissor do vírus para os humanos de todas essas doenças”, esclareceu a coordenadora quanto ao papel importante que a população tem no controle de algumas doenças.

A escolha das arboviroses como um dos temas da semana sobre segurança no trabalho é devido à contemporaneidade do assunto e incidência dessas doenças no Triângulo Mineiro e em Minas Gerais, explicou o gerente na área de ativos da CEMIG na região e integrante da Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), Luis Eduardo Ribeiro Rosa.

“Eu já tinha ouvido falar de zika e chikunguya somente pela televisão. Nunca tinha recebido orientações e informações tão precisas para combatermos e nos prevenirmos dessas doenças”. Rosa ainda explicou que o objetivo da SIPAT é trabalhar a conscientização dos colaboradores para que eles repliquem para as suas famílias e círculos sociais as informações.

A técnica da área de eletroeletrônica da Cemig, Eliana Maria dos Anjos, relatou que a palestra foi muito explicativa. “Achamos que essas doenças não fazem parte de nossa realidade. Quando em uma palestra vemos números e dados da nossa cidade, da região e do nosso bairro, percebemos que não está distante. Isso aumenta o alerta e nossa responsabilidade”, concluiu.

 

Por Priscilla Fujiwara