Na sexta-feira (07/07) foi realizada uma palestra sobre Leishmaniose para os alunos da Escola Estadual “Querubino Marques de Oliveira”, em Inhapim. O encontro, que faz parte da parceria entre a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, através de sua Unidade Descentralizada em Caratinga (UDC) e Secretaria Municipal de Educação de Inhapim, busca conscientizar os estudantes sobre o controle de endemias. 

Entre os assuntos abordados durante a palestra estão a Leishmaniose Visceral (doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui - Lutzomyia Longipalpis, que ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania Chagasi) e a Leishmaniose Tegumentar (doença infecciosa causada por protozoários do gênero leishmania, sendo uma das infecções dermatológicas mais importantes, não só pela frequência, mas principalmente pelas dificuldades terapêuticas, deformidades e sequelas que pode acarretar). 

Crédito: Flávio R. Samuel

Segundo a referência técnica de Educação em Saúde Pública as SRS de Coronel Fabriciano, Reginaldo Salvador, “o Projeto ‘Escolas no Controle das Endemias’ é um trabalho ainda pequeno, mas de uma grandeza extrema. É na Escola que temos que focar, pois é onde começa a conscientização, é um lugar de terreno muito fértil. Neste projeto o aluno é incentivado a ser o primeiro agente de combate a estas endemias, seja repassando seu conhecimento para família e para os colegas, torna-se um multiplicador do conhecimento, que mobiliza de forma direta e indiretamente a sua comunidade”, enfatizou. 

O Projeto Escolas no Controle das Endemias é aberto aos municípios que tenham interesse neste tipo de trabalho de mobilização, sempre com palestras educativas, abordando vários temas e endemias diferentes. “Já falamos sobre o Aedes Aegypti e hoje estamos avançando, ao abordar sobre a Leishmaniose. O projeto é interessante, os alunos aprendem as principais características destas endemias, dos mosquitos, os focos e como evitá-las. Sem dúvida nenhuma está avançando na Educação em Saúde Pública”, finalizou. 

 

Por Flávio R. Samuel

Enviar para impressão