Na manhã desta sexta-feira (07/07) foi realizado, no auditório da Regional de Saúde de Varginha, uma reunião sobre o Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo). O evento que foi organizado pelo Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Varginha – representado pelo coordenador Demétrio Junqueira Figueiredo, pela autoridade sanitária Luciane Salvi Reis e pela estagiária Júlia Rodrigues, contou com a presença de Prestadores de Serviço de Mamografia das instituições públicas e privadas da região. O objetivo da reunião foi apresentar a Resolução Nº 5635, de 03 de março de 2017, que estabelece o monitoramento semestral dos mamógrafos.

Crédito: Gabryella Carvalho Trindade

Durante a reunião, a autoridade Sanitária da Regional de Saúde de Varginha Luciane Salvi explanou sobre a Resolução Nº 5635 e também sobre a Portaria 453/98, que define a realização mensal da avaliação da qualidade de imagem nos equipamentos de mamografia. A avaliação é feita por meio de um Fantoma mamográfico equivalente ao adotado pela American College of Radiology (ACR).

Entre os assuntos discutidos na reunião estão o sistema Atalanta, o fluxo do processo de monitoramento, autoavaliação e envio da imagem, divulgação dos resultados, as não conformidades, a metodologia para aquisição da imagem no Fantoma da American College of Radiology (ACR) e do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), além da avaliação e apresentação dos resultados para os simuladores ACR e CBR.

Por Gabryella Carvalho Trindade

Enviar para impressão