Para otimizar as ações de controle, prevenção e enfrentamento da chikungunya, zika e dengue,  a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está coordenando estudos em parceria com a Secreta​ria Municipal de Saúde de Timóteo e o Ministério da Saúde com o bjetivo de avaliar a eficácia do equipamento de aplicação espacial, o Aerosystem, para eliminar fêmeas do mosquito Aedes Aegypti dentro dos domicílios. Este equipamento utiliza um inseticida (permetrina) aprovado pelos órgãos competentes.

Segundo Juniel Scarabelli, referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, nesta quinta-feira (29/07), os agentes de combate às endemias do município participaram de uma capacitação sobre a nova tecnologia que será usada no controle do vetor transmissor das doenças ligadas ao Aedes. "Este treinamento faz parte da pesquisa que está sendo desenvolvida pelo Estado, através da parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura de Timóteo, sobre a eficácia da nova forma de combate ao vetor", explicou Juniel.

Crédito: Flávio Samuel

O projeto piloto será desenvolvido no bairro Alegre, e está sendo acompanhado pela Coordenadora Estadual de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti, Márcia Ooteman. Já a pesquisa, compreende trabalho de campo, onde a equipe entomológica instalará armadilhas em 50 residências para captura de mosquitos, com a intenção de verificar quais espécies estão presentes naquela localidade.

No período de 10 a 14 de julho será realizada a aplicação do inseticida com Aero-System no Bairro Alegre. O inseticida é pulverizado com a casa fechada, evitando que atinja pequenas aves e insetos, como acontece quando o carro UBV circula pelas ruas.

Projeto

De acordo com a Doutora em Biologia Parasitária, Ima Aparecida Braga, pesquisadora do Ministério da Saúde e que presta assessoria para a SES-MG, a pesquisa pretende avaliar a efetividade do equipamento no combate ao Aedes Aegypti. "No Estado de Minas Gerais esta é a primeira avaliação. Caso os resultados sejam positivos, a nova tecnologia será aplicada em outros municípios", informou a pesquisadora, que ministrou a capacitação para os agentes.

Na visão de Juniel Scarabelli, Referência Técnica em Vigilância Epidemiológica, que participa do projeto em sua parte operacional e na organização das atividades de campo, este tipo de trabalho, com o Aerosystem, vem sendo executado no Estado do Rio de Janeiro e do Pará, com resultados positivos no controle do vetor e com um nível de segurança bastante alto, conforme atestado pelo Ministério da Saúde.

"O objetivo desta tecnologia é o vetor adulto infectado. É de fácil manuseio e o inseticida, que é intradomiciliar, não tem efeito residual, fato muito positivo para o meio ambiente e serve para bloqueio em locais de alta transmissão. É mais uma ferramenta técnica, mais um passo, para ajudar no controle vetorial, com a finalidade exclusiva de eliminar vetores adultos infectados em momentos de alta transmissão", ressalta Juniel.

O estudo abrangerá o uso do equipamento Aero System em 500 residências do bairro Alegre, que receberão os integrantes da equipe de endemias da Prefeitura, do Ministério da Saúde e do Estado.

Por Flávio Samuel