A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio de sua Unidade Descentralizada em Caratinga, deu continuidade à parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Inhapim. Na última quarta-feira (28/06), foi realizada mais uma palestra e ações de mobilização social junto aos alunos da Escola Estadual “José Francisco de Paiva Campos”, distrito de Itajutiba, Inhapim. A palestra foi ministrada pela referência técnica de Educação em Saúde Pública da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Sebastião de Freitas.
Crédito: Flávio Samuel
O trabalho faz parte do projeto “Escolas no Controle de Endemias”, que é realizado por meio da parceria da unidade descentralizada da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano com o município de Inhapim, sempre com palestras educativas, abordando as endemias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: Dengue, Chikungunya e Zika. “Com esse projeto, os alunos aprendem sobre as principais características das doenças e do mosquito, e também sobre como evitar as epidemias. Colocamos ainda o conhecimento em prática, com visitas domiciliares”, explicou Sebastião de Freitas.

O educador em saúde pública ressaltou também que o projeto é um trabalho gratificante, pois se começa muito cedo a conscientização e em um lugar muito propício, que é a escola. “Esse tipo de projeto, que é uma capacitação, é uns dos passos importantes para que essas endemias possam ser identificadas e controladas. O próprio aluno tem que ser o primeiro agente de combate a endemias. Eles são como pequenos agentes de saúde, multiplicadores de informações, que mobilizam direta e indiretamente a sua família”, ressaltou a referência técnica da Regional.

Por Flávio Samuel

Enviar para impressão