A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano recebe, nesta quinta-feira (27/06), o projeto “Exposição & Arte” 2017, do Centro Regional de Atenção Psicossocial (CERAPS), composto pelos municípios de Antônio Dias, Dionísio, Marliéria e Jaguaraçu. A exposição visa promover e dar visibilidade aos trabalhos artísticos realizados na oficina terapêutica pelos usuários com sofrimento psíquico.

Crédito: Flávio Samuel

Segundo a referência técnica em Saúde Mental da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Evelange Alves, a exposição ficará na regional por 10 dias. Todos os trabalhos são obras de arte realizadas nas oficinas terapêuticas do CERAPS e fazem parte do processo terapêutico, que possibilita aos usuários a expressão de sentimentos e construção de linguagem não verbal. “É um trabalho muito lindo, especial e gratificante. Estamos atentos a todos os projetos desenvolvidos pelos municípios, apoiando sempre que possível", ressaltou.

As obras expostas neste ano são baseadas no filme Nise - O Coração da Loucura e percorrerão cidades do Vale do Aço. Segundo a secretária Municipal de Saúde de Jaguaraçu, que realiza o projeto em conjunto ao CERAPS, o objetivo principal é apresentar à população o tipo de trabalho que é desenvolvido pelo centro. "Visamos também retirar os pacientes com sofrimento psíquico da loucura do enclausuramento e do isolamento em que vivem há tantos anos, incluindo-os no convívio social por meio da arte", completou.

Serviço:

Regional de Saúde de Coronel Fabriciano / SES-MG
Rua Paquetá, nº 1460, Giovanini, Coronel Fabriciano - MG, CEP: 35.170-094.

Por Flávio Samuel