Foi realizada na última sexta-feira (23/06) a 6ª Conferência Municipal de Saúde do município de Carlos Chagas. Com o tema “Desafios para a Construção do SUS com Integralidade, Humanização e Equidade”, o evento contou com a participação de vários segmentos da comunidade. As conferências municipais de saúde são espaços de discussão e ampliação da participação da comunidade nas questões que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS).

IMG-20170623-WA0024

Segundo a Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Alves Otoni, este é o ano das conferências, onde as equipes estão extremamente envolvidas, principalmente as da Atenção Primária à Saúde. “Estamos fazendo o nosso trabalho e o município entende a grande responsabilidade, que é realizar uma conferência municipal. Observamos que o usuário do SUS está entendendo que ele precisa despertar nos fóruns de discussões, ouvir quais são as dificuldades e tentar estabelecer metas, encontrando o caminho para melhorar essa assistência do Sistema Único de Saúde”, afirma.

Já o prefeito de Carlos Chagas, Acássio Vieira de Azeredo Coutinho, explicou que a conferência municipal de saúde é uma oportunidade para ampliar a participação da comunidade nas decisões envolvendo o SUS. “A conferência é uma forma democrática de participação popular, aquele aprendizado permanente e nós dos setores públicos devemos ter essa humildade de estar sentados, consultando, filtrando informações, acatando sugestões factíveis e mostrando para a nossa comunidade que as pessoas têm o direito de decidir o futuro delas. Vamos pedir a todos para que façam uma avaliação do que estamos fazendo de melhor para a saúde e o que podemos melhorar, esse aprendizado é uma constante e sempre temos essa humildade de procurar a participação popular”, disse.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Carlos Chagas, Ricardo Almeida Viana, a conferência colabora para a revisão das ações de saúde realizadas pelo município. “É um momento ímpar para a saúde do nosso município, de rever a nossa prática, refletir sobre aquilo que estamos fazendo, se está indo de encontro ao que a população necessita. Temos muita coisa para fazer, sabemos que a saúde pública é extremamente dinâmica, ela muda a cada instante e este é o momento de mostrar aos nossos políticos aquilo que queremos, e qual é a força da nossa comunidade na saúde”, explica.

Por Lineu Cardoso

Enviar para impressão