O inverno chegou e a Campanha de Vacinação Contra a Gripe continua em todos os municípios que ainda não atingiram o percentual mínimo de 90% de cobertura de imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da SaúdeÉ importante lembrar que a vacina contra a gripe é oferecida de forma gratuita, às pessoas que fazem parte do grupo prioritário, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste ano as prioridades de vacinação são para idosos, crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, presidiários e os funcionários do sistema prisional.

Crédito: Pedro Costa

De uma estimativa inicial de 334 mil 028 pessoas a serem vacinadas nos 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas, as secretarias de saúde já conseguiram imunizar 301 mil 088 pessoas. Os dados foram computados até a manhã desta quinta-feira, 22, pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), mantido pelo Ministério da Saúde.

É de responsabilidade dos municípios a atualização dos dados no SIPNI e, por isso, as informações mudam diariamente enquanto a Campanha de Vacinação tiver continuidade.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão explica que com os estoques de vacinas já entregues aos municípios as secretarias de saúde estão orientadas a darem continuidade à Campanha. Se depois de atingir a meta mínima de cobertura vacinal entre todos os grupos prioritários os municípios ainda tiverem vacinas em estoque, a Campanha poderá ser estendida para a população em geral até o término das doses disponíveis.

BALANÇO

Entre os 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, 40 localidades já atingiram mais de 90% de cobertura vacinal. De uma estimativa inicial de 213 mil 670 pessoas a serem imunizadas, até a manhã desta quinta-feira a Campanha já havia atingido 193 mil 447 pessoas.

Para atingir o percentual mínimo de cobertura vacinal a Campanha está sendo intensificada em 13 municípios: Botumirim, Espinosa, Francisco Dumont, Fruta de Leite, Jaíba, Janaúba, Joaquim Felício, Josenópolis, Monte Azul, Montes Claros, Padre Carvalho, Santa Cruz de Salinas e Santo Antônio do Retiro.

Entre 26 municípios que integram a Regional de Saúde de Januária a cobertura vacinal já atingiu 90,11%. Vinte municípios já atingiram a meta de imunização. Entre os indígenas o percentual de cobertura atingiu 104,13%, pois o número de pessoas vacinadas foi superior ao inicialmente estimado que era de 8.683 pessoas.

Entre os idosos a cobertura vacinal na área de atuação da Regional de Saúde de Pirapora já atingiu 96,09%; entre puérperas (96,97%) e trabalhadores da saúde (92,02%). Por outro lado cinco dos sete municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Pirapora já atingiram a meta de vacinar mais de 90% do público prioritário de imunização contra a gripe. Com percentual inferior a 90% estão Ibiaí (74,22%) e Pirapora (74,06%).

INFLUENZA

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A transmissão da doença ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A vacinação é a medida mais eficaz para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Entre outras importantes medidas preventivas estão lavar as mãos, evitar locais fechados e muito cheios e buscar orientação médica em caso de início súbito de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal.

Em 2016 o vírus influenza H1N1 matou 1.982 pessoas. Ao todo, 10.625 casos foram notificados. O balanço quase alcançou os números de 2009, quando o H1N1 se tornou uma pandemia e matou 2.060 brasileiros, de acordo com  levantamento realizado pelo Ministério da Saúde.

Por Pedro Costa

Enviar para impressão