Nos dias 09 e 13 de junho, a Regional de Saúde de Pouso Alegre promoveu reunião sobre a importãncia do enfrenatmento à sífilis e o aumento no número de casos de sífilis adquirida, congênita e em gestantes nos 53 municípios que pertencem à Regional. As reuniões também tiveram como objetivo capacitar os profissionais de saúde para o diagnóstico, tratamento e notificação da doença no Sistema Único de Saúde (SUS), pois somente por meio da notificação é possível traçar estratégias de enfrentamento ao agravo.
Crédito: Juliana Horta de Almeida

As reuniões foram realizadas no auditório da Regional de Saúde, voltadas aos coordenadores de epidemiologia, atenção primária e serviços especializados (SAE/CTA), para que estes repliquem as informações junto aos demais profissionais nos municípios em que atuam.

Durante as reuniões foi apresentado o protocolo do Ministério da Saúde que aborda o agravo e ainda o cenário epidemiológico nacional, estadual e regional, com ênfase neste último. Também foram abordadas orientações quanto ao papel da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à doença. A reunião foi organizada pelas referências técnicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS Ana Carolina Seabra Silveira do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) e Flávia Moreira Alves Silva do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEP), em conjunto com a referência técnica do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) Luciana Silveira.

Para a referência Técnica IST/AIDS do NUVEP, Flávia Moreira, é importante ressaltar que a sífilis é uma doença que pode trazer graves consequências, principalmente na forma congênita. “Se diagnosticada e tratada oportuna e adequadamente os casos em gestantes, bem como em sua parceria sexual, estaremos prevenindo essa forma da doença. Portanto, capacitar os profissionais de saúde se torna fundamental”, explicou.

Por Juliana Horta de Almeida