As referências técnicas do Controle da Tuberculose dos municípios que compõem a Regional de Saúde de Belo Horizonte participaram, nesta quinta-feira (08/06), de um encontro abordando a prevenção, o tratamento e os dados da doença no estado. Os indicadores do programa de monitoramento das ações de vigilância em saúde, o monitoramento oportuno do tratamento e os fluxos de trabalho também foram assuntos abordados.

De acordo com a Referência Técnica em Tuberculose da Regional de Saúde de BH, o médico João Ildeu, em Minas Gerais 106 pacientes estão em tratamento da doença e 408 já encerraram tratamento. O médico também informou que em Belo Horizonte 1 em cada 8 casos da doença é diagnosticado na Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Crédito: Alessandra Maximiano

Outro dado interessante mostrado pelo médico é que no Brasil a Comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, apresenta a maior incidência da doença.“Toda pessoa com tosse há mais de 3 semanas, com ou sem escarro, deve procurar uma unidade de saúde. Outros sintomas da doença que também podem ocorrer são: suor noturno, perda de peso, falta de apetite, cansaço e dor peito”, informou.

Participando do encontro pela primeira vez a coordenadora de epidemiologia de Mateus Leme, Ana Carolina Diz, aprovou o encontro que para ela foi muito esclarecedor. “O que discutimos aqui hoje irei levar para o meu município pois muitos casos de tuberculose podem já ser identificados na atenção básica, a porta de entrada dos usuários do sistema único de saúde”, disse.

Por Alessandra Maximiano

Enviar para impressão