A Regional de Saúde de Pedra Azul, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), realizou nos dias 07 e 08 de junho, em Almenara e em Pedra Azul, respectivamente, uma reunião de alinhamento sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo do encontro foi reunir as referências municipais dos 25 municípios da região para debater os detalhes do novo ciclo do PSE, tirar dúvidas dos profissionais e orientá-los quanto ao desenvolvimento do programa, destacando a urgência da formação e da formalização do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M).

Crédito: Allan Campos

A referência técnica do PSE da Regional de Saúde de Pedra Azul, Adriadna Arruda, explicou o objetivo do programa, como é o processo e os critérios de adesão, além de detalhar quais as ações a serem executadas pelos municípios durante o ciclo 2017-2018. “O programa estabelece diretrizes para a realização de 12 ações que serão realizadas pelos gestores num período de dois anos. São elas: ações de combate ao Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva; direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST’s e promoção da saúde ocular”, pontuou Adriadna Arruda.

Para aderir ao PSE, os municípios devem acessar a plataforma, por meio do e-gestor, entre o período de 02 de maio a 14 de junho. O objetivo do PSE que foi criado em 2007 pelo Governo Federal, é contribuir para a qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino a fim de promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes do país.

Por Allan Campos