A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), realizou, nesta sexta-feira (02/06), reunião de alinhamento com municípios sobre o Programa Saúde na Escola e a Política Estadual de Promoção a Saúde, em Coronel Fabriciano.

Crédito: Flávio Samuel

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Mônica Cruz, o Programa Saúde na Escola (PSE) foi criado em 2007 pelo governo federal como política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, integrando de forma articulada e permanente, políticas intersetoriais entre as duas áreas, com estratégias que visam o desenvolvimento da cidadania. “O programa busca na verdade melhorar a qualidade de vida dos educandos da rede pública de ensino, promover assim o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento destes educandos. Lembrando que, em 2013, com a universalização do Programa Saúde na Escola (PSE), todos os municípios do país estão aptos a participar do Programa”, destacou.

Durante o alinhamento, a coordenadora ainda destacou que o programa estabelece diretrizes para a realização de doze ações que serão realizadas pelos gestores, num período de dois anos. Entre elas estão “as de combate ao Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva; direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST’s e promoção da saúde ocular”, finalizou.

Por Flávio Samuel

Enviar para impressão