A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Montes Claros, foi um dos órgãos participantes dos Fóruns Regionais que o Governo de Minas realizou nesta quinta-feira, 1º de junho, em Montes Claros. O evento contou com a participação do governador, Fernando Pimentel, de vários secretários de Estado, entre eles o Secretário adjunto de Estado de Saúde, Nalton Sebastião Nogueira da Cruz, dirigentes e superintendentes de vários órgãos governamentais, além de representantes de entidades de classe e de movimentos sociais.

Durante o Fórum, realizado na escola estadual Prof. Plínio Ribeiro, o Pimentel entregou ao Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun) 22 novas ambulâncias que substituirão outros veículos integrantes da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O investimento é da ordem de R$ 2,3 milhões e os novos veículos se somam a outras 53 ambulâncias que já integram a frota do Samu Macro Norte.

Crédito: Pedro Ricardo

Também contemplando a área da saúde, o governador assinou documento repassando R$ 274 mil para a modernização da iluminação da Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas. O trabalho será implementado dentro do Programa Eficiência Energética, executado pela Cemig. Participaram da assinatura do documento o provedor e o superintendente da Santa Casa, Heli de Oliveira Penido e Maurício Sérgio Sousa e Silva, respectivamente.

Enfrentamento ao Aedes

Em um stand compartilhado com a Fundação Hemominas, referências técnicas da Regional de Saúde de Montes Claros distribuíram vários materiais informativos produzidos pela SES-MG voltados para ao enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

O superintendente da Regional de Saúde de Montes Claros, Maquieden Durães Viriato destacou a importância da realização do Fórum Regional como forma de possibilitar à sociedade tomar conhecimento das ações que o Governo do Estado tem implementado, entre elas no segmento saúde, a partir de discussões diretas com os movimentos sociais e entidades de classe.

Quanto ao trabalho executado pela Regional de Saúde de Montes Claros durante o Fórum, Maquieden Durães Viriato assinalou que o reforço das ações de enfrentamento ao Aedes são fundamentais durante todo o ano, visto que se trata de um problema que precisa ser discutido diariamente por todos os segmentos da sociedade.

Por Pedro Ricardo