A Regional de Saúde de Teófilo Otoni, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Carlos Chagas, promoveu nesta quarta-feira (31/05), capacitação voltada para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE). A capacitação teve como objetivo padronizar as atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), orientando os participantes a respeito das atribuições dos agentes de saúde, e foi ministrada pela referência Técnica do Núcleo Regional em Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte.

DSCF5048

“Espero que esses profissionais entendam e assimilem o problema de saúde que é a proliferação do Aedes aegypti e que os mesmos incorporem o papel do agente de combate a endemias e do agente comunitário de saúde no enfrentamento e controle do mosquito. O intuito da capacitação é que os palestrantes consigam sanar as dúvidas e nos ajudem a montar estratégias para a diminuição dos casos de dengue”, ressaltou a coordenadora de Atenção Primária de Carlos Chagas, Lívia Soares Moreira.

De acordo com o supervisor em dengue da área de Carlos Chagas, Enmerson da Silva Alves, a realização dessa capacitação e integração dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias gera grande expectativa na realização das ações de controle ao Aedes aegypti. "Certamente os profissionais sairão mais enriquecidos de conhecimentos”, afirmou Enmerson.

Por Lineu Cardoso

Enviar para impressão