A Regional de Saúde de Teófilo Otoni, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Carlos Chagas, promoveu nesta quarta-feira (31/05), capacitação voltada para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE). A capacitação teve como objetivo padronizar as atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), orientando os participantes a respeito das atribuições dos agentes de saúde, e foi ministrada pela referência Técnica do Núcleo Regional em Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte.

DSCF5048

“Espero que esses profissionais entendam e assimilem o problema de saúde que é a proliferação do Aedes aegypti e que os mesmos incorporem o papel do agente de combate a endemias e do agente comunitário de saúde no enfrentamento e controle do mosquito. O intuito da capacitação é que os palestrantes consigam sanar as dúvidas e nos ajudem a montar estratégias para a diminuição dos casos de dengue”, ressaltou a coordenadora de Atenção Primária de Carlos Chagas, Lívia Soares Moreira.

De acordo com o supervisor em dengue da área de Carlos Chagas, Enmerson da Silva Alves, a realização dessa capacitação e integração dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias gera grande expectativa na realização das ações de controle ao Aedes aegypti. "Certamente os profissionais sairão mais enriquecidos de conhecimentos”, afirmou Enmerson.

Por Lineu Cardoso