A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, realizou hoje (26/05), reunião de alinhamento das ações da campanha de Vacinação Antirrábica de 2017. A reunião foi direcionada para todos os 35 municípios que compõem a região de saúde de Ipatinga, Caratinga e Coronel Fabriciano/Timóteo. Durante o encontro foram abordados temas como a conservação da vacina, repasse dos dados da campanha de 2016, estimativa de animais a serem vacinados, metas e a importância da campanha de vacinação.

Crédito: Flávio Samuel

Segundo Manoel Carlos dos Santos, referência técnica em Zoonoses da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, que coordenou os trabalhos, juntamente com Fabiano Martins, referência técnica em Vigilância Ambiental, ressaltou que a raiva é uma doença causada por vírus que acometem mamíferos e pode ser transmitida aos homens. A doença envolve o sistema nervoso central, levando a óbito após curta evolução.

“Parece que as pessoas não dão muita importância a esta zoonose, talvez por desconhecerem sua gravidade, ou por achar que ela ficou no passado. No entanto, se uma campanha não for feita adequadamente, percebe-se em curto espaço de tempo um aumento no número de casos”, ponderou Manoel Carlos dos Santos.

A queda significativa destes casos de raiva canina e felina, segundo Manoel, se deve à realização anual de campanhas de vacinação e, como consequência, observa-se a diminuição nos casos de raiva humana transmitida por animais domésticos. “Em nossa região, a meta para os nossos 35 municípios, é que a campanha antirrábica deste ano vacine 142.637 caninos e 23.417 felinos. O empenho dos gestores públicos e dos técnicos dos municípios é extremamente necessário, mas também a consciência dos cidadãos, participando da campanha. A raiva não tem cura e mata”, finalizou Manoel Carlos dos Santos.

Por Flávio Samuel

Enviar para impressão