A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da coordenação de Investigação e Prevenção das Infecções e Eventos Adversos, está promovendo, desde o início de março, reuniões regionais sobre a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) em todos os serviços de saúde no Estado, sejam eles públicos ou privados. O objetivo é incentivar os hospitais a cadastrar os NSP e consequentemente realizar as notificações dos incidentes, como queda do leito, erro cirúrgico e de medicação, baseado na cultura de segurança, além das notificações de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) como infecção do trato urinário associado à sonda vesical, pneumonia associada à ventilação mecânica e infecção de ferida cirúrgica, entre outras.

20170510 120758

Segundo a coordenadora de Investigação e Prevenção das Infecções e Eventos Adversos da SES-MG, Nádia Dutra, os núcleos possuem como objetivo a melhoria contínua dos processos de cuidado e o foco na segurança do paciente. “Além de promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade de uma assistência mais segura para o paciente e profissionais de saúde, eles têm a função de identificar riscos assistenciais, notificar os incidentes no Sistema de Notificação em Vigilância sanitária (NOTIVISA), analisar e avaliar os incidentes decorrentes da assistência ao paciente; elaborar e implantar o plano e protocolos de segurança e investigar os incidentes estabelecendo barreiras de prevenção para que não ocorram novamente”, explicou.

As referências técnicas em Segurança do Paciente, Nádia Dutra e Rosilaine Madureira, estão realizando as reuniões com os representantes do NSP e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos hospitais do Estado. Já foram realizadas reuniões nas Unidades Regionais de Saúde de Januária, Montes Claros, Barbacena, Varginha, Pouso Alegre, Alfenas, Passos, Coronel Fabriciano e Itabira. Para o mês de junho, estão previstas reuniões em Pedra Azul, Pirapora, Patos de Minas e Sete Lagoas. A expectativa é que até novembro de 2017, todas as regionais do Estado tenham participado das reuniões.

Cerca de 192 hospitais, que notificaram todos os meses as IRAS no ano de 2016, no formulário eletrônico FormSus, receberam certificados como forma de reconhecimento e estímulo.

Núcleos de Seguraça do Paciente

Atualmente, Minas conta com 377 núcleos cadastrados em hospitais, clínicas e serviços especializados de diagnóstico e tratamento. Segundo dados da ANVISA, é o maior número de Núcleos de Segurança do Paciente cadastrados no sistema de informação NOTIVISA.

Para a referência técnica em Segurança do Paciente da SES-MG, Rosilaine Madureira, a expectativa é sensibilizar os gestores e profissionais de saúde em relação às notificações dos incidentes, com o objetivo de promover um diagnóstico situacional do perfil dessas ocorrências, para subsidiar ações que contribuam para oferecer uma assistência com qualidade e livre de danos à saúde da população. Entre os desafios relacionados à implantação desses núcleos em todas as intituições de saúde do estado, a referência técnica destaca que o maior deles é “conscientizar os profissionais da área a notificarem os incidentes baseados numa cultura de segurança, de modo que os erros sirvam como aprendizado e onde a culpa e a punição são substituídas por oportunidades de melhorias, a fim de evitar a sua reincidência”, disse.

Capacitação em Qualidade e Segurança do Paciente

Cerca de 100 técnicos da Vigilância Sanitária de todas as regionais de saúde do Estado estão participando da capacitação em ferramentas da qualidade e segurança do paciente, por meio da parceria entre a Coordenação de Investigação e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos da Superintendência de Vigilância Sanitária SES-MG e Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde).

O curso, que teve início em abril de 2017 e terá um ano de duração, tem como objetivo capacitar os participantes nos principais temas relacionados ao sistema de gestão da qualidade e ao gerenciamento de riscos em saúde. Dividido em três módulos, as aulas são ministradas na modalidade EAD (ensino à distância) e os alunos têm acesso a um total de 18 disciplinas. No final, os participantes terão conhecimento sobre implantação das ferramentas do sistema de gestão da qualidade em instituições de saúde, com ênfase na segurança do paciente e na gestão de riscos assistenciais.

Por Jornalismo SES-MG