A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, por meio de sua Unidade Descentralizada de Caratinga (UDC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Inhapim, realizaram nessa terça-feira (23/05), palestra e ações de mobilização social para alunos da escola municipal “João Rodrigues Rosa”, localizada no distrito de Novo Horizonte, em Inhapim.

DSC00827

A mobilização foi realizada por meio de palestras educativas, abordando as endemias transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Segundo a referência técnica de Educação em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Sebastião de Freitas, “os alunos puderam aprender sobre as principais características destas endemias, dos mosquitos, os focos e como evitar epidemias. Depois colocamos o conhecimento em prática. Uma grande passeata pelas ruas do distrito com panfletagem, além de visitas domiciliares para identificação de possíveis focos do mosquito aedes aegypti”, esclareceu.

Para Sebastião de Freitas e a equipe dos técnicos da UDC, que é uma Unidade Descentralizada da SRS de Coronel Fabriciano em Caratinga, a Educação em Saúde Pública é um trabalho árduo, necessário e gratificante. “Este tipo de mobilização e capacitação é um dos passos importantes para que estas endemias possam ser identificadas e controladas. O próprio cidadão tem que ser o primeiro agente de combate a estas endemias. Os alunos aqui são recrutados como pequenos agentes de saúde, multiplicadores de informações, que mobiliza direta e indiretamente a sua família”, finalizou.

Por Flávio Samuel