A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano recebeu, nesta última quinta-feira (18/05), em seu auditório, a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para uma reunião de trabalho com os técnicos dos núcleos de Vigilância da Regional. As referências técnicas Alexandre Humberto (Vigilância Sanitária), Dionísio Costa (Vigilância Ambiental) e Janaína Passos de Paula (Vigilância Epidemiológica) representaram o nível central e coordenaram os trabalhos.

Crédito: Flávio Samuel

Segundo Ana Maria Rosado, coordenadora do núcleo da Vigilância em Saúde da SRS de Coronel Fabriciano, o objetivo da reunião, que será realizada em todas as 28 Unidades Regionais de Saúde do Estado, foi alinhar o processo de trabalho da Política Estadual de Vigilância em Saúde nas três Regiões de Saúde (Caratinga, Ipatinga e Coronel Fabriciano/Timóteo), localizadas no Território Vale do Aço.

“No momento, estamos estruturando nossas equipes gestoras. No começo do ano, nos reunimos com os gestores e técnicos dos municípios e apresentamos, por meio de oficinas, o Programa de Monitoramento. Agora é uma nova etapa”, reforça a coordenadora. A região do Vale do Aço possui, segundo o atual Plano Diretor de Regionalização (PDR), três regiões de saúde. Na divisão planejada, haverá uma equipe por região e será feita a divisão em três grandes eixos (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental). A intenção, segundo Ana Maria Rosado, é trabalhar e monitorar o Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (ProMAVS) nos 35 municípios da área de atuação da Regional de Coronel Fabriciano.

Durante o alinhamento, foram debatidas não apenas a construção da “Política Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais”, como também a Estrutura Gestora e o Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (ProMAVS), o instrumento de monitoramento e avaliação do ProMAVS e o check list de atualização de informações básicas sobre a estrutura de vigilância dos municípios.

Segundo a referência técnica em Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Passos de Paula, integrante de umas das equipes gestoras do programa, o Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde é uma reformulação do antigo Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (PFVS), criado em 2012. O objetivo é dar continuidade à implementação de um sistema regionalizado de vigilância em saúde, visando efetivar a descentralização das ações da área para todos os municípios mineiros. “O Programa envolve as equipes gestoras da Vigilância em Saúde dos municípios e da SES-MG, tanto no Nível Central quanto nas Unidades Regionais de Saúde",ressaltou Janaína.

A equipe técnica também reforçou que essa iniciativa representa um esforço da SES-MG em realizar a integração das áreas temáticas da Vigilância em Saúde. Áreas essas em que a promoção da saúde está presente e definida como o conjunto de intervenções individuais e coletivas, responsáveis pela atuação sobre os determinantes sociais da saúde.

Por Flávio Samuel