Profissionais da Atenção Primária à Saúde dos municípios de Buritis e Arinos participaram nesta terça e quarta-feira (16 e 17/05), de capacitação prática para realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C nas Equipes de Saúde da Família. O treinamento envolveu 10 equipes da Atenção Básica e foi promovido pela Regional de Saúde de Unaí, por meio dos Núcleos de Redes de Atenção à Saúde e Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento de Unaí.

O treinamento prático para realização de testes rápidos na Atenção Primária à Saúde tem por objetivo fortalecer este ponto da atenção da rede de saúde, visando tornar o acesso ao diagnóstico mais rápido e próximo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando que este é um fator determinante da menor resposta ao tratamento da infecção por HIV, sífilis e Hepatites Virais.

O diagnóstico e tratamento precoce são determinantes para eficiência da prevenção à transmissão dessas infecções, evitando que um maior numero de pessoas adoeçam. “As ESFs são serviços mais indicados e qualificados para promover essas ações por ter um vinculo e conhecimento maior das vulnerabilidades da sua população de abrangência”, destacou a referência técnica em Infecções em Doenças Sexualmente Transmissíveis da Regional de Unaí, Érica Lima.

Por Jessika Caldeira