O município de São João da Lagoa é o primeiro do Norte de Minas que já atingiu a meta de imunizar mais de 90% da população prioritária da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Sendo um dos 53 municípios integrantes da área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, o município de São João da Lagoa já vacinou 829 pessoas de um público total de 867 habitantes. Com isso, São João da Lagoa já atingiu índice de cobertura vacinal de 95,62%, de acordo com dados contabilizados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), mantido pelo Ministério da Saúde.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue até 26 de maio e, até o momento, entre os 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, o índice de cobertura vacinal é superior a 56%. De um público prioritário constituído por 213 mil pessoas, 670 já foram abrangidas, com a aplicação de 120.705 doses da vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

De acordo com a ​ coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da SRS de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão prevê que a maioria dos municípios deverão atingir a meta de vacinar mais de 90% da população alvo contra a gripe Influenza uma vez que várias estratégias tem sido adotadas para que o trabalho alcance os objetivos almejados. No caso de Montes Claros, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde tem agendado a vacinação no próprio local de trabalho de profissionais das áreas de saúde e educação.
​ ​
Além disso, explica Josianne Gusmão, a contabilização do índice de cobertura vacinal por município é atualizado diariamente, à medida que técnicos das secretarias de saúde vão inserindo novos dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

A novidade da campanha deste ano é a inclusão dos professores das escolas públicas e privadas entre o público prioritário da imunização. Também estão sendo vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Outros 20 municípios integrantes da área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros estão prestes a atingir a meta de cobertura vacinal contra a gripe. Um dos destaques é Verdelândia, onde 85,34% do público prioritário da campanha já foi imunizado. Por outro lado, com mais de 70% da população prioritária já vacinada, estão os municípios de São João do Paraíso, São João do Pacuí e Mamonas.

Já com índice de cobertura vacinal superior a 60%, estão 15 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros: Espinosa, Claro dos Poções, Curral de Dentro, Engenheiro Navarro, Gameleiras, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Juramento, Matias Cardoso, Montezuma, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas e Serranópolis.

De acordo com os dados contabilizados até a manhã desta terça-feira, 16, pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o município de Montes Claros já vacinou mais de 55,2% do público prioritário da campanha contra a gripe Influenza. Ao todo, já foram aplicadas mais de 41,9 mil doses da vacina.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A transmissão da doença ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A vacinação é a medida mais eficaz para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Entre outras importantes medidas preventivas, estão lavar as mãos, evitar locais fechados e muito cheios e buscar orientação médica em caso de início súbito de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal.

Em 2016, o vírus influenza H1N1 matou 1.982 pessoas. Ao todo, 10.625 casos foram notificados. O balanço quase alcançou os números de 2009, quando o H1N1 se tornou uma pandemia e matou 2.060 brasileiros, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde.

Por Pedro Ricardo