A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, realizou nesta segunda-feira (15/05) pela manhã em seu auditório, um seminário sobre Ouvidoria Pública para as referências técnicas dos seus 35 municípios. A coordenadora do Núcleo de Gestão Microrregional, Marizete Furbino, apoiada pela equipe de técnicos da Regional de Coronel Fabriciano, apresentaram os principais pontos sobre ouvidoria pública, os desafios e discutiram dúvidas dos municípios sobre ouvidoria, além da apresentação da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas.

Crédito: Flávio Ribeiro

Segundo Marizete, a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-MG) é uma união das ouvidorias dos diversos órgãos do Estado de Minas Gerais e de seus munícipios. Indo ao encontro aos anseios do cidadão, quanto a maior transparência e eficácia das políticas implementadas. Integração e descentralização são as palavras de ordem quando o assunto é ouvidoria.

“Nosso objetivo é fazer com que o município conheça o trabalho de Ouvidoria. Sensibilizar e conscientizar as referências técnicas municipais do serviço de ouvidoria, enxergando além da resolutividade das demandas. É a ouvidoria como ferramenta de gestão, valiosa no planejamento do município, visando alcançar eficiência e eficácia”, explica Marizete.

Com grande participação dos municípios, as discursões geraram encaminhamentos e soluções para as diversas dificuldades enfrentadas pelas ouvidorias e referências técnicas de vários municípios. Segundo a coordenadora Marizete, o ouvidor tem um papel fundamental como mediador, entender o lado do usuário diantes dos princípios e dizretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)

Por Flávio Ribeiro