Neste sábado (13/05), acontece o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. O objetivo da data é ampliar o acesso da população à vacina e permitir que pessoas que ainda não tiveram tempo para ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) consigam receber a dose por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

No Centro de Saúde Andradas, localizado no bairro São João Batista, em Belo Horizonte, o subsecretario de Vigilância Epidemiológica e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com a gerente de Vigilância em Saúde e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Lúcia Paixão, falaram sobre a importância da imunização. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

Crédito: Marcus Ferreira

“Hoje, no Dia D, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas e nós reforçamos mais uma vez a importância da imunização dos grupos prioritários. A cobertura ainda está baixa nas crianças menores de cinco anos e nas gestantes e, aproveitando que amanhã é o dia das mães, nós fazemos um chamado importante a este público”, ressaltou Rodrigo Said.

Lúcia Paixão reforçou também a importância de atentar para as outras formas de prevenção. “É importante destacar que também existem outras formas de prevenir a doença, como lavar as mãos com frequência, evitar tocar olhos, boca e nariz após contato com superfícies, manter os ambientes arejados e não compartilhar objetos de uso pessoal,” frisou.

Segundo Rodrigo Said, o objetivo em Minas Gerais é vacinar aproximadamente 5 milhões e 500 mil pessoas. "Nós já recebemos do Ministério da Saúde em torno de 5 milhões e 800 mil doses da vacina e elas já foram distribuídas a todos os municípios, analisou.

A auxiliar de enfermagem Jovelina Emília Rangel afirma que “espera-se para hoje uma procura maior por parte dos grupos prioritários e essas pessoas podem vir porque há vacina para todos”, disse.

Gestantes

De acordo com a coordenadora de Imunização da SES-MG, Eva Lídia Arcoverde Medeiros, a vacina contra influenza é recomendada a todas as grávidas em qualquer idade gestacional, mesmo no primeiro trimestre de gestação. “Diversos estudos publicados comprovaram que a vacinação da gestante propicia benefícios à mãe e ao recém-nascido, reduzindo substancialmente a morbidade e risco de hospitalização em bebês de mães vacinadas durante a gestação nos primeiros seis meses de vida”, explicou a coordenadora.

Thaís Rodrigues da Silva, grávida de oito meses, aproveitou o sábado para comparecer ao Centro de Saúde e se imunizar contra a gripe. “A vacina é segura e muito importante para me proteger e também proteger o bebê”.

Gripe em Minas

Em 2017, até o momento (12/05), foram confirmados 51 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus da Influenza. Desses, foram registrados 42 de Influenza A, 8 de Influenza B e para 1 não há informações sobre o subtipo do vírus. Deste total de casos, 7 evoluíram para o óbito, sendo 4 decorrentes da Influenza A, e 3 da Influenza B.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 17/04, segue até 26/05. Em Minas Gerais, de acordo com a atualização feita nesta sexta-feira (12/05), a cobertura vacinal de todo o público prioritário está em aproximadamente 41%. Já com relação às gestantes, a cobertura é ainda menor, registrando 36,01%. Vale ressaltar que a meta este ano é alcançar 90% de cobertura vacinal para todos os públicos.

“Se há uma doença que pode ter sua magnitude diminuída com um simples ato de vacinação, não devemos deixar que ela se propague. E assim estaremos não só nos protegendo individualmente como também à população em geral, evitando ser um transmissor da doença”, destacou Eva Lídia Arcoverde Medeiros.

» Clique aqui e confira outras informações sobre a campanha de vacinação e prevenção contra a Gripe.

Por Fernanda Rosa