Três comunicadores se reuniram na tarde de ontem, 11/05, durante o Seminário Estadual Vida no Trânsito, para discutir e explicar aos participantes do evento como a comunicação social também é uma estratégia de prevenção dos acidentes de trânsito. Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) o Seminário Estadual Vida no Trânsito faz parte das comemorações do Maio Amarelo e tem por objetivo promover a discussão intersetorial das ações para redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito em Minas Gerais, além de fomentar a expansão das estratégias do Projeto Vida no Trânsito para as 28 Unidades Regionais de Saúde.

Composta pelos jornalistas Eduardo Costa (Rádio Itatiaia/TV Record), Guilherme Paranaíba Gouveia (Jornal Estado de Minas) e Joney Fonseca (jornalista e coordenador de mobilização social e publicidade e propaganda da SES-MG), a mesa redonda explicou sobre a importância da comunicação para educar as pessoas no trânsito. Em Minas Gerais, de acordo com os dados do Boletim de Vigilância de Doenças e agravos Não Transmissíveis, no período de 2010 a outubro de 2016 (dados parciais até outubro) os homens apresentaram maior percentual de óbito por acidentes de transporte terrestre com 81% e as mulheres com 18,8% dos óbitos.

Seminário 03

Durante as discussões, muitos dos assuntos abordados destacaram o comportamento do condutor e do pedestre como a principal forma de se evitar os acidentes no trânsito. O jornalista Eduardo Costa citou como exemplo os acidentes de moto que sempre ocorrem no dia-a-dia. “A campanha Maio Amarelo prega a segurança no trânsito e todos são responsáveis tanto pela diminuição dos índices de acidentes quanto do ódio que muitas pessoas têm no trânsito”, disse. 

O jornalista do Jornal Estado de Minas, Guilherme Paranaíba Gouveia, desenvolvedor de matérias na área de cidades em geral, com destaque para mobilidade urbana e trânsito, também enfatizou que a qualidade do ambiente no trânsito também é associada a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “A diminuição dos acidentes no trânsito vai muito além da campanha maio amarelo e de outras campanhas. Diminuir os acidentes também reflete na melhoria da qualidade de vida”, afirmou. 

Explicando sobre a promoção da Saúde, o jornalista e coordenador de mobilização social e publicidade e propaganda da SES-MG, Joney Fonseca, explicou sobre a promoção da saúde no trânsito. “Quando pensamos na campanha somos levados a promover saúde e a comunicação pública deve traduzir isso tudo em um folder. Produzir conhecimento para o cidadão se sentir também responsável pelo seu cuidar da saúde também é nosso objetivo”, afirmou. 

Participando do evento o Analista de Relações Comunitárias da BHtrans, Ronaro Ferreira, disse que não são as motos ou os celulares que causam tantas mortes no trânsito, mas sim o comportamento dos condutores e pedestres. “O comportamento das pessoas é responsável em 100% do que ocorre no trânsito”, disse. 

Também participando do evento, o aspirante Navarro, da 18º Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Poços de Caldas, aprovou a campanha Maio Amarelo. “Iremos levar para o interior a interação que tivemos aqui hoje com os diversos órgãos que fiscalizam o trânsito. Agregamos desta forma cada vez mais conhecimento”. 

A Coordenadora de Vigilância e Doenças e agravos não transmissíveis da SES-MG, Janaína Passos de Paula disse que o evento foi constituído de três pontos positivos. “Hoje discutimos as várias abordagens sobre a vida no trânsito, iniciamos uma ótima articulação entre os diversos participantes, além de divulgarmos a Campanha Maio Amarelo”, completou. 

O Seminário contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Bombeiros, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e ainda Ministério da Saúde. Mais informações sobre a campanha acesse: www.saude.mg.gov.br/vidanotransito

 

Por Alessandra Maximiano