O subsecretário de Vigilância Epidemiológica e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rodrigo Said, juntamente com a gerente de Vigilância em Saúde e Informação da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, Lúcia Paixão, participam neste sábado (13/05) do Dia D de mobilização contra a Gripe, em Belo Horizonte. O evento tem início às 09h30 e será realizado no Centro de Saúde Andradas, localizado na rua Mariana Amélia de Azevedo, nº 21, no bairro São João Batista, em BH. Eles atenderão à imprensa no local.

O Dia D de mobilização para a vacinação contra a Gripe tem o objetivo de ampliar o acesso do público à vacinação oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e permitir que pessoas que ainda não tiveram tempo para ir a uma Unidade Básica de Saúde consigam receber a dose. A estratégia irá possibilitar a abertura dos postos de saúde durante este sábado para imunização da população.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 17/04 e segue até 26/05, ainda apresenta baixa cobertura em Minas Gerais. De acordo com a atualização feita nesta sexta-feira (12/05), foram aplicadas 1.779 658 milhão de doses de vacina contra a gripe em Minas Gerais, o que corresponde a 41,77% de cobertura. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal para todos os públicos. Já com relação às gestantes, a cobertura é ainda menor, está em 35,02%.

Conforme a Diretora de Vigilância Epidemiológica Janaína Fonseca, a cobertura está muito baixa e as pessoas precisam ficar atentas para a necessidade da vacina. “Levando-se em consideração que a Campanha já passou da metade, esta ainda é uma cobertura baixa. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário e ainda não tomaram a vacina contra gripe devem ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima para vacinar. E aproveitando a proximidade do Dia das Mães, nós fazemos um chamado especial às gestantes, que compõem o grupo que mais demora a atingir a cobertura. Reforçamos que a vacina é segura, ajuda a mãe a não adoecer e também passa imunidade ao bebê”, explica Janaína.

Evento: Dia D de Mobilização para a vacinação contra a Gripe
Data: 13/05/2017 – Sábado
Horário: 09h30
Local: Centro de Saúde Andradas, localizado na rua Mariana Amélia de Azevedo, nº 21, bairro São João Batista. BH/MG. ​(Veja o mapa abaixo)