Na manhã desta quarta-feira (10/05), equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária dos 37 municípios da Regional de Saúde de Juiz de Fora participaram de qualificação para aprimorar a atuação dos profissionais. Na ocasião, a referência técnica do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Juiz de Fora, Letícia Carvalho, abordou diversos temas como a Política Nacional de Saúde Bucal e de Atenção Básica, o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-AB) e o Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB).

Crédito: Adriana Mendes

Segundo Letícia, o objetivo do encontro é preparar os profissionais de Saúde Bucal para atuarem na melhoria de seus processos de trabalho, dentro das unidades básicas de saúde. "Buscamos prestar uma assistência odontológica mais efetiva e resolutiva, conforme as necessidades da população local", completou.

A Política Nacional de Saúde Bucal reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira. Entre as ações, está a implantação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família e a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias e Assistência Hospitalar.

Por Adriana Mendes