Os acidentes de trânsito são hoje um grave problema em todo o mundo, trazendo inclusive impactos para o Sistema Único de Saúde (SUS), como mortes prematuras, aumentos nos custos assistenciais e sobrecarga dos serviços de saúde.

Para debater sobre como é possível reduzir esses índices e fomentar práticas saudáveis no trânsito, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove nesta quarta e quinta-feira (10 e 11 de maio), o Seminário Estadual Vida no Trânsito.

Crédito: Elian Oliveira

Realizado no auditório do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DEER/MG), em Belo Horizonte, o evento conta com a participação de diversas entidades do estado. O objetivo é promover uma discussão intersetorial para que a saúde pública possa promover a cultura de paz no trânsito, com enfoque na participação da comunidade. Além disso, há a perspectiva de fomentar a expansão das estratégias do Projeto Vida no Trânsito para as 28 Unidades Regionais de Saúde do estado.

Para o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Fabiano do Carmo Said, esse seminário é fruto do trabalho do Comitê Estadual Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito, reativado no final de 2016 pela SES-MG. “Durante o Maio Amarelo, estamos intensificando a campanha de mobilização, justamente para chamar a atenção para esse importante problema de dimensão social e também de saúde pública, que são os acidentes de trânsito. A partir dos debates aqui fomentados, a nossa expectativa é qualificar as informações, integrando todos os sistemas de informação que geram dados relacionados a essa temática”, disse.

O subsecretário destacou ainda o desafio de aprofundar ações preventivas e, quando necessário, de intervenção, além de práticas regulatórias que possam promover uma segurança no trânsito em todo o estado.

O diretor do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem, Djaniro da Silva, também falou sobre a relevância das parcerias para alcançar a meta das Organizações das Nações Unidas (ONU) que é, até 2020, reduzir em 50% o número de mortos e feridos nas vias de trânsito. Já a coordenadora do Programa Saúde na Escola pela Educação, Silvana Célia de Campos, reforçou que a Secretaria de Educação tem participado da pauta sobre trânsito, juntamente com os demais parceiros aqui hoje presentes, na perspectiva de construir um trânsito mais humanizado. “A nossa proposta é trabalhar com uma mudança de atitude e comportamento, com mais respeito ao outro”, frisou.

Também participaram da abertura do evento o subsecretário de Integração de Segurança Pública, Marcelo Vladimir Corrêa, o subsecretário de Regulação de Transporte da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Renato Guimarães Ribeiro, e o coordenador do Grupo de Trabalho da Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Paulo César Machado Pereira.

O Seminário é uma parceria da SES-MG com o Comitê Estadual Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito, que tem como integrantes as Secretarias de Estado de Segurança Pública, de Transportes e Obras Públicas, de Cidadania e Integração Regional e de Educação, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar de Minas Gerais, a Polícia Civil de Minas Gerais, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Rodoviária Estadual de Minas Gerais.

Durante os dois dias de evento, uma ampla programação, com representantes do meio acadêmico, de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além da sociedade civil, visa promover o intercâmbio e a troca de experiências de diversos segmentos, a fim de qualificar as ações e políticas de saúde relacionadas ao tema.

Na manhã do primeiro dia de encontro, a professora da UFMG, Waleska Teixeira Caiaffa, juntamente com a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Lúcia Maria Miana Mattos Paixão, falaram sobre o Projeto Vida no Trânsito, realizado em um primeiro momento como projeto piloto em cinco capitais, entre elas Belo Horizonte, e agora ampliado a outros municípios em todo o país. A partir da avaliação dos resultados de estudos em Belo Horizonte, que apresentou redução de acidentes no trânsito e da taxa de mortalidade, após a implementação do projeto. Essas evidências contribuíram para a implantação das ações em outros municípios com mais de 1 milhão de habitantes.

“Quando a questão é trânsito, a sensação é que estamos sempre um passo atrás, uma vez que as mudanças são constantes. Estar aqui hoje, discutindo essa questão e ajudando a fomentar políticas públicas é um grande avanço”, comentou Waleska Caiaffa.

Já Lúcia Paixão destacou os impactos na saúde que os acidentes de trânsito trazem, como mortes prematuras, sendo a segunda principal causa de morte externa, aumento dos custos assistenciais, somente em 2014, o SUS gastou 244 milhões de reais para atendimento aos feridos em acidentes de trânsito e sobrecarga dos serviços de saúde, principalmente em internações e atendimentos em urgência e emergência.

Vida no Trânsito em Minas Gerais

A coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES-MG, Janaina Passos de Paula, vê como de suma importância a expansão da metodologia do Programa Vida no Trânsito para outros municípios do estado, sendo o Seminário uma relevante ação nesse sentido. “A expectativa do Comitê Estadual Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito é realizar a expansão dessas ações, nesse primeiro momento, pelo menos para os municípios que são sede de Regionais de Saúde. Com o apoio das equipes da SES-MG nas regionais, visamos fomentar e ajudar esses municípios na realização da análise e das condutas necessárias”.

A SES-MG, juntamente com o Comitê, irá fazer um acompanhamento aproximado com esses municípios e regionais. Já os municípios que não são sede de regional, mas tenham interesse em receber o Projeto Vida no Trânsito também podem entrar em contato com a Coordenação de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES-MG.

O Seminário se estende até essa quinta-feira (11/5). Veja aqui a programação completa.

Para saber mais sobre as ações do Maio Amarelo, acesse www.saude.mg.gov.br/vidanotransito

Por Ana Paula Brum

Enviar para impressão