A Regional de Saúde de Divinópolis, por meio da Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissiveis (IST’s) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional, promove entre os dias 09 a 12 de maio a Capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S), HIV e Hepatites Virais para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 54 municípios da região Centro-Oeste. Participam da capacitação coordenadores, médicos e enfermeiros da Atenção Primária. Na ocasião serão abordados o cenário epidemiológico, sintomas, tratamento e prevenção.

O objetivo é aprimorar as ações e políticas públicas acerca dos agravos do programa, dos fluxos regionais e municipais, a redução dos casos de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais no Estado, eliminação da transmissão vertical (de mães soro positivo para filhos) e a qualificação do banco de dados Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan).

“A nossa expectativa é que ocorra uma melhoria no atendimento clínico e controle epidemiológico nos municípios para um adequado manejo relacionado com IST´s, HIV e Hepatites Virais, qualificando os profissionais da Rede”, comentou a referência de Infecção Sexualmente transmissíveis(IST’s), HIV e Hepatites Virais da SRS-Divinópolis, Ana Camila Morais.

Por Willian Pacheco