Nesta terça-feira (09/05), técnicos e secretários municipais de saúde dos 37 municípios sob jurisdição da Regional de Saúde de Juiz de Fora participaram de treinamento para elaboração da fila de cirurgias ambulatoriais eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS). O treinamento foi presidido pelo coordenador do Núcleo de Regulação da Regional, Victor Antônio Pereira, com as referências equipe técnicas Chamel Akl e Sara Bernardes.

09.05.17 - Cirurgia eletiva

Durante o treinamento, os profissionais tiveram acesso à nova sistemática SES-MG / Ministério da Saúde, e foram capacitados para o preenchimento eletrônico do cadastro das filas de cirurgia eletivas no SUS. Os participantes foram informados ainda sobre o prazo que terão para o preenchimento dos dados cadastrais dos usuários, e o consolidado por município deverá ser enviado para a SES-MG até o dia 25 de maio. Após concluir esse trâmite, o município receberá o montante financeiro de acordo com o programado.

Segundo o coordenador Victor Pereira, a nova sistemática fica mais próxima dos municípios e do usuário do SUS. “Os recursos financeiros serão aplicados de acordo com a necessidade dos cidadãos. Esperamos que esse nível de organização aconteça nos próximos anos, com o sistema sempre aberto para a inclusão de novos usuários que possam vir a necessitar desses procedimentos”, destacou Victor.

Por Adriana Mendes