Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nesta terça-feira (04/05), em Belo Horizonte, reunião do Grupo Condutor da Política Estadual de Saúde Indígena. Estiveram presentes lideranças indígenas de diferentes etnias presentes no estado, além de gestores municipais e estaduais. Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens.

Crédito: Marcus Ferreira

A Política Estadual de Saúde Indígena tem como objetivo o atendimento às etnias Pataxó, Pankararú, Xucurú Kariri, Maxakali, Mokuriñ, Kaxixó, Krenak e Xacriabá. No primeiro semestre de 2016, a SES-MG finalizou uma série de visitas técnicas aos municípios com jurisdição indígena, resultando na criação da nova Política de Saúde Indígena, pautada no diálogo e respeito à tradição.

A liderança indígena do município de Carmésia, Alexandre Pataxó, falou sobre a importância do diálogo na construção de políticas públicas voltadas para esses povos. “É importante que o gestor conheça as aldeias, faça um trabalho corpo a corpo. A liderança precisa olhar no olho do gestor. Por isso as comunidades sentem esse impacto positivo de avanço e agradecemos essa busca pelo diálogo”, explica.

De acordo com a Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Maria Turci, a Política Estadual de Saúde Indígena busca assegurar o acompanhamento e a atenção à saúde da população indígena aldeada no estado. “O objetivo é garantir o acesso ao serviço de saúde com qualidade e, ao mesmo tempo, valorizar suas tradições e costumes”, afirma.

Durante a reunião do Grupo Condutor, uma série de projetos e ações foram discutidos num diálogo entre gestores estaduais, municipais e representantes indígenas. Um dos pontos de discussão foi a implementação de políticas de alimentação e nutrição e promoção da saúde, considerando a cultura indígena, o modo de viver e o cenário epidemiológico.

Crédito: Marcus Ferreira

Segundo a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Ana Paula Medrado, o cuidado com a saúde indígena é um trabalho continuado e deve levar em consideração as diferentes necessidades de cada povo. “Espero que hoje possamos continuar esse caminho de diálogo, desenvolvendo outras ações e integrando o trabalho da Secretaria de acordo com a necessidade de cada aldeia”, disse.

Já a Secretária Municipal de Saúde de Araçuai, Zuzu Loredo, falou sobre a importância dos gestores atuarem pela causa indígena. “São poucos os gestores que se preocupam com a questão indígena. Os gestores mudam, mas as comunidades permanecem, e nós gestores precisamos de vocês indígenas acreditando nesse projeto que a gente acredita”, afirma.

Investimentos

Para garantir o cumprimento das ações de saúde, a SES-MG investe em 2017 o montante de R$ 3,41 milhões para a execução da Política. Os recursos são garantidos por uma resolução do Governo de Minas Gerais que oficializou em 2015 a concessão de incentivos financeiros anuais no contexto da Política Estadual de Saúde Indígena.

A resolução nº 4.997 trata das regras para os municípios poderem receber recursos para as ações de saúde voltadas à população indígena e a resolução nº 4.996, por sua vez, trata dos critérios para que sejam concedidos incentivos financeiros para apoio à manutenção do Programa de Registro e Resgate da Medicina Tradicional Indígena e Uso de Plantas Medicinais na Aldeia.

Por Jéssica Gomes