A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG, promoveu mais uma vez o “Web Seminário: Diretrizes Para o Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento: 3° Ciclo do PMAQ”.

Transmitido via web, o seminário sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) no Sistema Único de Saúde (SUS) tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos na saúde pública. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

Pmaq

Durante o web seminário, realizado na tarde de hoje, 26 de abril, a apoiadora do Ministério da Saúde do Departamento de atenção básica, Márcia Leal, explicou sobre as diversas áreas dos processos de trabalho e de autoavaliação.

“Os processos autoavaliativos da Atenção Básica devem ser contínuos e permanentes. Isso permite a identificação e o reconhecimento das dimensões positivas e dos problemas do trabalho da gestão e das equipes de atenção à saúde”, afirmou.

De acordo com a Diretora de Políticas de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Mayla Magalhães, o objetivo do web seminário é sensibilizar e estimular profissionais e gestores da saúde na ampliação do acesso e melhoria da qualidade da Atenção Básica. “Trabalhar o conceito e os objetivos do programa além de fortalecer o apoio institucional também fazem parte dos objetivos do PMAQ”, disse. Abaixo, assista o web seminário na íntegra:

 

 

Por Alessandra Maximiano