A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu, nesta última quarta-feira (26/04), a presidente da Fundação Hemoninas, Júnia Cioffi, e os chefes de gabinete, Jane Pinto Gomes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e Rodrigo Leite, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), para um Seminário sobre Direito Sanitário.

A atividade do curso de especialização em Direito Sanitário da ESP-MG, foi espaço para que cada convidado falasse sobre o papel das instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, respondendo as dúvidas dos alunos do curso.

DSC08078

De acordo com Júnia, o momento é importante pois gera uma compreensão maior do SUS para pessoas que vão trabalhar na parte do direito de saúde. “Os alunos terão uma compreensão maior das dificuldades que as instituições têm e das possibilidades de melhoria que podem trazer com o direito sanitário. Além disso, a partir do momento em que eles atendem as pessoas e identificam as necessidades eles podem inclusive trabalhar melhor as necessidades individuais de cada um”, disse.

Rosangela de Oliveira Cotta, aluna do curso e trabalhadora da Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reconhece a importância do seminário para os alunos da área jurídica. “Essa é uma oportunidade muito boa, principalmente para o pessoal do jurídico que desconhece um pouco como funciona o SUS. Eu percebo que o crescimento do conhecimento por parte deles é muito grande, o que é interessante. Para quem já trabalha na saúde também é ótimo porque existem informações que nós desconhecemos ainda”, comemora.

O curso

A especialização em Direito Sanitário da ESP-MG acontece desde 1998 e os alunos com o título de “Especialistas em Direito Sanitário” são trabalhadores de vários órgãos que fazem interface com saúde pública e o sistema judiciário de Minas Gerais.

Na disciplina Espaço de Interlocução de Práticas em Saúde, os alunos irão realizar visita técnica na Funed, o Instituto Raul Soares, o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS) e centros de saúde da capital mineira.

 

Por Débora Souza / ESP-MG

Enviar para impressão