A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nesta quarta (26/04), reunião para abordar oNúcleo de Segurança do Paciente. Durante o evento, foram apresentadas aos profissionais presentes as várias ferramentas disponíveis para facilitar o processo de avaliação de risco e eventos adversos, além de orientações sobre cadastro e preenchimento de notificações. O evento foi realizado no auditório da Regional e contou com a presença dos coordenadores do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e técnicos referências do Núcleo de Segurança do Paciente dos hospitais das 53 cidades que pertencem à Regional de Pouso Alegre.
Crédito: Juliana Horta de Almeida
De acordo com a referência técnica em Serviços de Saúde da Regional de Pouso Alegre, Zilda Maria Domiciano, a reunião teve como objetivo a melhora da qualidade da assistência dos serviços de saúde. “Os profissionais que aqui estiveram inteiraram-se das questões de segurança do paciente, da formação do Núcleo de Segurança do Paciente e das notificações para controle de infecção. Consequentemente, esse aprendizado gerará uma melhora na qualidade da assistência à saúde”, disse.

Durante a reunião, foram abordadas estratégias para incentivar os serviços de saúde a cadastrarem o Núcleo de Segurança do Paciente. Dessa forma, as notificações de eventos adversos poderão ser realizadas no Sistema NOTIVISA, de notificações em Vigilância Sanitária, ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião foi promovida pelo Núcleo de Vigilância Sanitária e organizada pelas referências técnicas em Serviços de Saúde, Zilda Maria Domiciano e Bárbara Karina Vieira. As discussões foram conduzidas pelas representantes da Coordenadoria de Investigação e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos, Nádia Aparecida Campos Dutra e Rosilaine Aparecida Silva Madureira, ambas referências técnicas da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Por Juliana Horta de Almeida