Doze médicas e médicos que vão trabalhar em municípios mineiros pelo Programa Mais Médicos foram recebidos por representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta terça-feira (25/04), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Os profissionais, todos brasileiros formados no exterior, vão atuar nos municípios de Andradas, Contagem, Governador Valadares, Lagoa Santa, Matutina, Piracema, Pompeu, Porteirinha, São Francisco, Ubá e Veredinha, atendendo usuárias e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Atenção Primária (ou Atenção Básica).

O Programa Mais Médicos foi implementado no Brasil em 2013. Trata-se de um programa do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, que tem como objetivo melhorar o atendimento aos usuários do SUS por meio da promoção à saúde, além de buscar resolver questões emergenciais no atendimento básico ao cidadão. O estado de Minas Gerais conta com aproximadamente 1400 médicos participantes do Programa em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Crédto: Marcus Ferreira

Durante uma roda de conversa com os médicos, a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Ana Paula Medrado de Barcellos, explicou o funcionamento da atenção primária, destacando seus princípios e diretrizes, as responsabilidades dos gestores estaduais e municipais. Ela enfatizou que a Atenção Primária é o primeiro contato do cidadão na rede de saúde pública, possibilitando o cuidado integral e ao longo de toda a vida do indivíduo.

“Buscamos promover a equidade em saúde, privilegiando estratégias que busquem atender aos indivíduos, famílias e comunidades, de acordo com suas especificidades, favorecendo o acesso e uma assistência integral e humanizada. Na prática, isso significa atender às necessidades e os direitos de grupos étnico-raciais, culturais, territoriais, de orientação sexual, de identidade de gênero, modo de vida e produção e vulnerabilidades sociais”, explicou.

Márcia de Jesus Amorim, 47 anos, médica  formada na Universidade de Santa Cruz na Bolívia, vai atuar no município de Veredinha, na Regional de Saúde de Teófilo Otoni, comentou sobre a expectativa de participar do Mais Médicos. “Antes de cursar medicina, trabalhava como enfermeira do Programa de Saúde da Família e acredito que, quando bem feito, o trabalho desenvolvido na atenção básica pode evitar muitas doenças e melhorar a vida das pessoas. Não vejo a hora de começar a fazer diferença”, disse.

Atenção Básica

No Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária (ou Atenção Básica) é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela Equipe de Saúde da Família (ESF), Equipe de Saúde Bucal (SB) e pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Em Minas, a cobertura de Saúde de Família está em 78,26%, com 5.062 Equipes de Saúde da Família (ESF) implantadas no estado. Além disso, são 669 Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) em 536 municípios. E a cobertura de Saúde Bucal está a 61,45%, com 2827 Equipes de Saúde Bucal (ESB).

Para conhecer mais sobre a Atenção Primária no SUS, acesse: www.saude.mg.gov.br/sus

Por Juliana Gutierrez