A Regional de Saúde de Montes Claros sediou nesta terça-feira (25/04), o quarto encontro de capacitação das Juntas Reguladoras das Pessoas com Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento está sendo realizado por referências técnicas da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

As Juntas pertencem aos municípios que integram as áreas de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros e às gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora. Em 2017, as capacitações já foram realizadas nas regiões Central, Nordeste e Leste do Estado.

O coordenador da Rede de Cuidados com a Pessoa com Deficiência da SES-MG, David Mello, destacou a importância do alinhamento de informações entre as referências técnicas de todo o Estado levando-se em conta que as demandas existentes são muitas. Nesse contexto ele observa que as Juntas Reguladoras são as responsáveis por coordenar e agilizar os fluxos de encaminhamento de pacientes para atendimento nos serviços especializados e, por isso, o alinhamento de informações com os municípios que compõem as regiões de saúde se constitui fator fundamental.

FOTO 1 10

David Mello lembra ainda que, pelo fato das Juntas Reguladoras serem constituídas por profissionais dos segmentos da saúde, educação e da assistência social, viabiliza a implementação de trabalhos complementares de assistência aos pacientes. “As demandas também recaem nas áreas de educação e assistência social e, por isso, as juntas reguladoras têm condições de agilizar o atendimento das demandas existentes nas micro e macrorregiões”, assinala.

Serviços Especializados

A Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência foi instituída em 2012. Trata-se de comissão de profissionais de saúde, educação e assistência social, designada pelos gestores dos municípios que possuem serviços especializados de referência no atendimento de demandas de pessoas com deficiência.

As Juntas são responsáveis pelo monitoramento da implantação e implementação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS. Entre os serviços especializados disponibilizados nos municípios de referência estão: reabilitação auditiva, visual, física, serviços especializados em reabilitação da deficiência intelectual e de referência de triagem auditiva neonatal.

Por Pedro Ricardo