Nesta terça-feira (25/04), a Regional de Saúde de Varginha promoveu capacitação sobre os critérios para estratificação de risco e acompanhamento da gestante no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, promovido pelo Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, em parceria com o Núcleo de Atenção Primária da Regional – representados, respectivamente, por Luciana Pereira e Mônica Maciel, contou com a presença de Coordenadores de Atenção Básica, enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) dos cinco municípios jurisdicionados à região de saúde de Varginha, além de 35 médicos que atuam na Atenção Básica e no PSF.

O objetivo da reunião foi capacitar os profissionais de saúde para realizarem a estratificação de risco das gestantes no SUS, que é uma estratégia central de organização da Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. Tal estratificação possibilita uma atenção diferenciada segundo as necessidades de saúde.

Crédito: Gabryella Carvalho Trindade

A coordenadora Mônica Maciel falou sobre os aspectos gerais da assistência na Atenção Primária. As características individuais e condições sociodemográficas da gestante, história reprodutiva anterior, condições clínicas prévias à gestação, as intercorrências clínicas/ obstétricas na gestação atual, no pré-natal de alto risco e o novo fluxo de atendimento a pessoas em situação de violência sexual foram os termas apresentados por Luciana Pereira, Referência Técnica da Saúde da Mulher do Núcleo de Redes da Regional de Saúde de Varginha.

Luciana Pereira destacou que “a intenção do Ministério da Saúde e do Estado é fortalecer o pré-natal na Atenção Primária para diminuir a demanda da média complexidade, que está sobrecarregada de pacientes que poderiam estar sendo acompanhadas na Atenção Primária”.

Por Gabryella Carvalho Trindade

Enviar para impressão