Nesta segunda-feira (24/04) acontece o primeiro dia da capacitação do curso de Orientação e Mobilidade (OM) aos profissionais da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Minas Gerais que atuam na reabilitação de pessoas com deficiência visual no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. 

O curso é uma oferta da coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (CASPD/SES-MG), ministrado pelo Instituto São Rafael, por meio do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). De acordo com a supervisora e professora do Instituto São Rafael, Alessandra Pittella, o curso é divido em dois módulos com a carga horária de 40h cada. O primeiro acontece nos dias 24 a 28 de abril, e o segundo de 22 a 26 de maio deste ano. “Esse primeiro momento será de apresentação, em que serão discutidas as regras do curso, os significados e as diferenças entre orientação e mobilidade”, explica.

Crédito: Débora Souza

Para a enfermeira do Centro Municipal de Oftalmologia (CMO), Jovita da Silva Pedrosa, o curso irá auxiliar no aprimoramento do exercício da profissão no dia-a-dia. “Estou trabalhando há pouco tempo na área da oftalmologia e trabalho diretamente com glaucoma, então essa capacitação vai me ajudar a orientar melhor os pacientes”, comenta.

Orientação e Mobilidade

A Orientação e Mobilidade utiliza os sentidos remanescentes para desenvolver a habilidade de compreender o ambiente, interagir e ter independência e autonomia, consequentemente, a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade.

A capacidade de mobilidade e de orientação é conseguida por meio de uma aprendizagem que permita o cego usar todos os seus outros sentidos de uma forma coordenada para saber onde está, por onde deve ir e como reconhecer os vários locais e ainda criar pontos de referência que o ajude a identificar determinados locais.

A educadora do Instituto, Adélia Cançado, destacou que é essencial dar autonomia aos deficientes visuais. “Eles têm que ir para frente e nós temos que jogá-los para frente, com responsabilidade é claro. Precisamos fazê-los andar, dar essa autonomia a eles é muito importante”, afirma.

O Instituto

Vizinho da Unidade Sede da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), no bairro Barro Preto, o Instituto completou em 2016, 90 anos (1916-2016), sendo a primeira escola exclusiva para cegos em Minas Gerais. Referência em Minas Gerais em políticas pedagógicas inclusivas destinadas a deficientes visuais, o Instituto atende cerca de 63 alunos com deficiência visual fundamental, oferece habilitação e reabilitação terapêutica e social, na preparação para o trabalho e no encaminhamento e acompanhamento educacional.

 

Por Débora Souza